![]() |
| Foto: Divulgação/Redes Sociais |
A montadora chinesa BYD inaugurou nesta quinta-feira (9) sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Camaçari, na Bahia. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente e CEO global da BYD, Wang Chuanfu, além de diversas autoridades federais e estaduais.
Também participaram da cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.
Durante o evento, a empresa anunciou a criação do primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex do mundo, o BYD Song Pro, em uma edição especial e limitada em homenagem à COP30, que será realizada entre os dias 11 e 21 de novembro, em Belém (PA).
Na primeira fase, a unidade baiana terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, com previsão de expansão para 300 mil unidades na etapa seguinte. Os três primeiros modelos a serem fabricados no polo automotivo serão o Dolphin Mini (100% elétrico), o Song Pro (híbrido) e o King (híbrido).
Segundo Wang Chuanfu, “no futuro, a BYD vai trazer outros modelos adaptados para o mercado brasileiro”. A empresa reforçou ainda que o complexo baiano realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca, consolidando o Brasil como um polo estratégico de produção e exportação.
A nova planta industrial representa a entrega da primeira das 26 instalações previstas no complexo — a maior base da BYD fora da Ásia. Até o momento, o empreendimento já gerou 1,5 mil empregos diretos.
Em discurso, o presidente Lula destacou a parceria com a China, classificando-a como “uma relação de amizade e irmandade”. O chefe do Executivo também comentou sobre as relações diplomáticas com os Estados Unidos, afirmando que “os problemas devem ser resolvidos em breve”, após reunião recente com o presidente Donald Trump.
O mandatário ressaltou ainda que a fábrica de Camaçari deverá se tornar um ponto estratégico de distribuição e revenda de veículos da BYD para toda a América Latina.
O terreno onde hoje está instalado o complexo da montadora pertencia à Ford até 2021. Dois anos após o encerramento das atividades da antiga fabricante, o espaço foi adquirido pelo governo da Bahia, que posteriormente o repassou à BYD.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.