![]() |
| Foto: Divulgação/Redes Sociais |
A líder opositora María Corina Machado foi anunciada nesta sexta-feira (10) como vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, conforme informou o Comitê Norueguês do Nobel.
De acordo com o anúncio, Machado foi premiada “por seu incansável trabalho de promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela, e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”, destacou o presidente do comitê, Jørgen Watne Frydnes.
O prêmio, considerado o mais prestigiado do mundo na área, é acompanhado de um valor total de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,2 milhões).
Em comunicado oficial, o comitê afirmou que María Corina Machado representa “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”, descrevendo-a como “figura unificadora em um cenário político antes fragmentado, capaz de reunir grupos rivais em torno da defesa de eleições livres e da restauração do Estado de Direito”.
“A democracia é uma condição prévia para a paz duradoura. Quando líderes autoritários tomam o poder, é essencial reconhecer os defensores da liberdade que se erguem e resistem”, destacou o texto divulgado pelo comitê.
Fundadora do movimento Súmate, criado há mais de 20 anos para fiscalizar eleições e incentivar o voto livre, Machado se consolidou como um dos principais nomes da oposição venezuelana.
Ao longo dos anos, enfrentou perseguições políticas, bloqueio de candidatura e ameaças à própria vida, mantendo-se no país e tornando-se símbolo de resistência ao regime de Nicolás Maduro.
“Ela manteve-se no país, mesmo sob grave risco, inspirando milhões de pessoas”, concluiu o comitê.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.