![]() |
Foto: Divulgação |
Idealizada pelo designer e cineasta premiado Jansen Barros, a exposição propõe um olhar atento e sensível sobre o patrimônio arquitetônico da cidade. O projeto tem como base sua monografia desenvolvida na UFPE, que resultou na criação da fonte tipográfica “RUA GRANDE”, composta por ícones inspirados nas fachadas das casas da avenida. A iniciativa também remete ao Projeto RUA GRANDE, contemplado pela Lei Aldir Blanc em 2022, que originou um fotolivro distribuído nas escolas públicas do município.
“As casas da Rua Grande carregam memórias afetivas, urbanas e econômicas. Registrar essas fachadas é preservar parte da alma da cidade”, afirma Jansen.
Mais do que uma mostra visual, “Conhecendo RUA GRANDE” tem caráter educativo. A proposta inclui visitas guiadas com estudantes das redes pública e privada, criando espaços de diálogo sobre a importância da preservação do patrimônio local. A exposição contará com vídeos com acessibilidade em Libras e legendas, trilha sonora, rampas para cadeirantes e ambientações sensoriais que possibilitam a imersão na história urbana da cidade.
Um dos marcos visuais do projeto é a imagem da demolição de uma casa azul na Rua Grande — símbolo da urgência em preservar o que ainda resiste. Como desdobramento da iniciativa, também foi lançado um fotolivro com registros históricos e fotográficos das construções da via, que será distribuído gratuitamente nas escolas públicas.
A realização conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas, historiadores, designers e educadores, incluindo nomes como Laís Saint'Clair (expografista), Jozé Laurentino (fotógrafo), Rodolfo (comunicador) e Danielly Moura (autora convidada). A iniciativa é apoiada pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), executados pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
A exposição é um convite à valorização da cidade pelos seus próprios moradores, reconhecendo que a história também habita as janelas, portas e paredes que nos cercam todos os dias.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.