![]() |
| Foto: Divulgação/Redes Sociais |
Carroceiros voltaram a bloquear vias do Centro do Recife, nesta sexta-feira (30), em novo protesto contra a lei municipal que proíbe a circulação de veículos de tração animal na capital pernambucana. A norma está prevista para entrar em vigor neste sábado (31).
Nesta sexta, integrantes da categoria realizaram uma passeata que saiu do bairro do Bongi, na Zona Oeste da cidade, e seguiu até a sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
Imagens registradas pela imprensa mostram carroceiros interrompendo o tráfego na Rua Visconde de Suassuna, causando congestionamentos na região.
Segundo o representante da categoria, Eklesiartes da Silva, o principal objetivo do ato é o adiamento da lei. Ele afirma que não houve diálogo efetivo com os trabalhadores que dependem da atividade para garantir renda. “Sabemos que a revogação é difícil neste momento, mas não houve conversa real com a classe. Além da questão do trabalho, existe também o aspecto cultural envolvido”, declarou.
A Prefeitura do Recife informou que já realizou duas rodadas de censo e cadastramento para identificar os tutores e mapear a quantidade de cavalos e carroças existentes na cidade. O cadastramento é obrigatório para os profissionais que desejam ter acesso aos benefícios do Programa Gradual de Retirada de Veículos de Tração Animal.
De acordo com a gestão municipal, os carroceiros que cumprirem os requisitos poderão receber uma indenização de R$ 1,2 mil pela entrega voluntária de cada cavalo e de cada carroça. Também está prevista a disponibilização de bicicletas elétricas, cujo custo será pago pelos beneficiários em 60 parcelas de R$ 100.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.