![]() |
| Foto: Divulgação/Redes Sociais |
Um incêndio atingiu, nesta quinta-feira (20), um dos principais pavilhões da COP30, localizado na chamada Blue Zone, área reservada às delegações oficiais e aos espaços de negociação climática. A fumaça começou a se espalhar rapidamente pela parte superior da estrutura, levando a organização a retirar todas as pessoas do local por medida de segurança.
O professor Paulo Jubilut, que chegava ao evento no momento do incidente, relatou que viu a fumaça assim que se aproximou do pavilhão. Segundo ele, a evacuação foi ágil, evitando um cenário de maior gravidade.
Relato do professor Paulo Jubilut:
“Assim que cheguei na COP vi uma fumaça preta subindo da parte de cima do pavilhão. Eu estava entrando na Blue Zone quando começou a correria. A organização conseguiu evacuar rápido, mas podia ter virado uma tragédia séria. A COP no Brasil corre o risco de ser lembrada pelas trapalhadas e pelo quase desastre, não pelos avanços que a pauta climática precisava.”
Até o momento, não houve registro de feridos, e ainda não há informações oficiais sobre a origem do incêndio. A organização deve divulgar atualização após a perícia preliminar nas instalações.
O incidente ocorre em um momento crucial das discussões climáticas, em que líderes e delegações buscam avançar em temas como financiamento ambiental, adaptação e redução gradual do uso de combustíveis fósseis. Autoridades agora avaliam o impacto do episódio na continuidade da programação do evento.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.