EUA revogam vistos de autoridades brasileiras ligadas ao programa “Mais Médicos”

 

Foto: Divulgação/Redes Sociais

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira a revogação de vistos de funcionários do governo brasileiro, desta vez em razão de vínculos com o programa “Mais Médicos”. A medida representa uma nova etapa na escalada diplomática entre os dois países.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, classificou o programa como um “golpe diplomático inconcebível” e acusou autoridades brasileiras de serem “cúmplices do esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano”.

Em julho, Washington já havia adotado medida semelhante, revogando os vistos do ministro Alexandre de Moraes, de outros sete ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Com a decisão, a pressão exercida pelos Estados Unidos, que inicialmente se concentrava no Judiciário e em questões ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, passa a atingir também integrantes do Executivo, em especial pela cooperação com Cuba no âmbito do “Mais Médicos”.

A ação aprofunda a crise diplomática, ampliando o alcance das sanções e sinalizando uma deterioração nas relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem