![]() |
Foto: Divulgação |
Divulgada nesta quarta-feira (4), a terceira rodada da pesquisa Genial/Quaest de 2025 revelou o pior índice de aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início do atual mandato. Segundo os dados, 57% dos entrevistados desaprovam a gestão petista, enquanto 40% demonstram aprovação. Outros 3% não souberam ou não responderam.
Apesar da elevada desaprovação, os números indicam estabilidade em relação ao levantamento anterior: houve oscilação de um ponto percentual para cima na desaprovação (de 56% para 57%) e queda de um ponto na aprovação (de 41% para 40%).
A percepção negativa atinge inclusive bases tradicionalmente alinhadas ao governo. Entre as mulheres, 54% reprovam a gestão. A rejeição também é alta entre os que têm até o Ensino Fundamental (47%) e os que recebem até dois salários mínimos (49%). Pela primeira vez, os católicos demonstram maioria de desaprovação: 53% contra 49% de aprovação.
A sondagem aponta ainda que 61% dos brasileiros avaliam que o país está na “direção errada”, aumento significativo frente aos 50% registrados em janeiro. Para 45% dos entrevistados, o desempenho do governo está “pior do que o esperado”.
Na avaliação de responsabilidades, 31% dos respondentes creditam ao governo federal a culpa pelos desvios de recursos no INSS, escândalo que ganhou ampla repercussão nas últimas semanas.
Melhora na percepção econômica
Apesar dos índices negativos, a pesquisa revela sinais positivos na percepção econômica. Caiu de 56% para 48% o percentual de brasileiros que acreditam em uma piora da economia. Houve também redução na percepção de aumento dos preços: alimentos (de 88% para 79%) e combustíveis (de 70% para 54%).
De acordo com o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, o impacto de fatores econômicos favoráveis foi minimizado pela intensidade das notícias negativas. “A forte repercussão de notícias como o escândalo do INSS diminuiu o efeito positivo da economia e do lançamento dos novos projetos e programas do governo”, avaliou.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.