Parlamentares de Santa Cruz do Capibaribe receberam diárias para participarem de eleição que escolheu composição de mesa da União dos Vereadores de Pernambuco
![]() |
| Foto: Reprodução/Divulgação |
Na última sexta-feira (24) e neste sábado (25), vereadores de vários municípios de Pernambuco estiveram na cidade de Bonito, no Agreste, mais precisamente em um hotel, onde participaram da votação que deu a reeleição à antiga presidência da União de Vereadores de Pernambuco – UVP. A eleição acontece a cada dois anos e reúne sempre centenas de vereadores de todo o estado.
Em mais uma ocasião, os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe também estiveram presentes e participaram ativamente do encontro, desde a parte cerimonial ao processo de articulações que ocorrem com outros políticos nos bastidores. É comum que deputados e prefeitos também se façam presentes em oportunidades como esta.
O Blog do Bruno Muniz realizou um levantamento e constatou que foram liberadas diárias para que todos os parlamentares de Santa Cruz do Capibaribe participassem do encontro. A diária em Santa Cruz é atualmente orçada em R$ 200,00, valor este que pode ser gasto pelos vereadores com refeição e hospedagem.
Como alguns vereadores participaram dos dois dias do evento, receberam em liberação de diárias o valor de R$ 400,00, proporcional aos dois dias de evento. Não foi possível ter acesso aos valores recebidos por cada parlamentar, porém neste sábado todos participaram da programação apresentada pelo congresso. Aparentemente todos participaram da eleição.
Um dos detalhes que não está diretamente ligado ao congresso chama atenção e traz de volta um tema que gerou polêmica no ano de 2014, durante uma sessão plenária na Casa Dr. José Vieira de Araújo. Nos intervalos do acontecimento democrático importante para formação de novos eixos administrativos e do cooperativismo entre os municípios, alguns políticos, incluindo os próprios vereadores, tomaram como destinos bares e restaurantes onde aproveitam para consumirem bebidas alcoólicas, com e sem moderação.
Aparentemente o costume que é cultivado até como uma ação de sociabilização não caiu bem aos olhos dos internautas que observaram atentamente diversas imagens publicadas em redes sociais onde alguns parlamentares aparecem ingerindo cerveja e até mesmo whisky. Até pouco tempo atrás, em Pernambuco, a venda e consumo de bebida alcoólica era proibida em determinado período antes e após as eleições municipais e nacionais, o que acende ainda mais a discussão.
Episódio de 2014
No dia 07 de agosto do ano de 2014, o hoje ex-vereador Vânio Vieira, na época integrante do PSDB, usou a tribuna da câmara para fazer uma denúncia. De acordo com o vereador, os edis teriam usado valores liberados através de diárias para 'luxarem' em hotéis e bares do município onde ocorria mais um congresso da UVP. Na ocasião vereadores de ambas as bancadas repudiaram as afirmações e sustentaram que as viagens eram estreitamente com objetivo de trabalho parlamentar.
Justificativas
Em contato com assessores e vereadores, o Blog do Bruno Muniz foi informado que, em alguns casos, os parlamentares já haviam participado do processo de votação e que por isso se sentiram liberados para participarem de confraternizações e reuniões informais fora da zona de programação do evento. Apesar das justificativas, vale destacar que tecnicamente os vereadores ainda estavam no exercício das diárias recebidas.


Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.