| Fotos: Bruno Muniz |
Neste domingo (10), aconteceu na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, a posse daqueles que agora são os mais novos membros do Conselho Tutelar do município. Na ocasião, diversas autoridades estiveram presentes, participando direto ou indiretamente da cerimônia.
Abrindo a solenidade, Júlio César Alexandre de Lima, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA - Santa Cruz do Capibaribe) falou sobre a eleição e respectivamente das tarefas impostas aos novos conselheiros.
''Estivemos engajados para fazermos uma eleição limpa, uma eleição transparente, justa. Tudo isso para que hoje estivéssemos aqui comemorando, pois o COMDECA cumpriu com o seu papel, desejamos sucesso aos nossos companheiros, que à partir de amanhã (11/01/16) começarão nesta luta difícil, mas gratificante, parabéns à todos os conselheiros'', finalizou Júlio.
Dando continuidade aos pronunciamentos, o presidente das eleições que escolheu os novos servidores, Dr. Edmauro também ressaltou a importância das eleições para sociedade santa-cruzense, abordando os pontos técnicos em torno do processo eleitoral.
''Eu poderia começar dizendo que Santa Cruz do Capibaribe ganhou vinte e um defensores das crianças e dos adolescentes, pois todos os candidatos sempre demonstram desejo de lutar pela causa. Mesmo aqueles que não estão exercendo seus cargos, as eleições deixam uma responsabilidade de ver o que é melhor para nossas crianças. Santa Cruz do Capibaribe mostra mais uma vez que parte na frente dos demais municípios, enquanto alguns municípios ainda estão 'enganchados', infelizmente, para decidir quem vai ser nomeado ou quem vai ser empossado, Santa Cruz está realizado - podemos dizer - a última etapa deste pleito'', concluiu.
O presidente da Câmara Municipal também deu as boas-vindas aos novos conselheiros, Afrânio Marques (PDT) ressaltou o papel dos mesmos na sociedade, além do processo evolutivo da cidade que aumentou a demanda por atendimentos por crianças e adolescentes em situação de risco.
''Vivemos numa democracia, e uma democracia precisa de participação, e ai, podemos pegar vocês como exemplos, pois deram exemplo e foram às ruas, buscaram resultados para hoje estarem aqui. O que nos volta à este momento é o resultado da contribuição e vocês. A importância do Conselho Tutelar é muito grande, nós vivemos em uma cidade que recebe muita gente constantemente, que não é mais uma cidade pequena, Santa Cruz hoje tem mais de cem mil habitantes, e ai, entram vocês, onde devido ao aumento da população, aumenta-se também os problemas sociais, que muitas vezes atingem os mais indefesos. É justamente isso, vocês foram eleitos para defenderem as crianças e os adolescentes, então saibam disso, vocês tem um papel importante para a sociedade'' ressaltou o vereador.
Em discurso, o prefeito Edson Vieira (PSDB) também explanou seus votos, parabenizando os novos conselheiros que iniciam agora uma nova jornada. Edson também aproveitou para elogiar a Comissão Eleitoral que se engajou no processo resultante na escolha dos defensores sociais.
‘’Reconheço o trabalho do COMDECA e dos companheiros que temos aqui, é importante ressaltarmos e validarmos esse trabalho, pela preocupação de estar junto, pela defesa, enfim, por estar sintonizado com os bravos conselheiros tutelares de nossa cidade. Sabemos que é árduo o trabalho do Conselho Tutelar, é um trabalho difícil, um trabalho que muitas vezes requer até a proteção do cidadão, da pessoa, do conselheiro que passa muitas das vezes por ameaça e que sabe que é um trabalho difícil. Será um tempo de união e parceria, desejo boa sorte aos cinco que estão hoje aqui tomando posse, agradeço aos conselheiros que participaram e estão aqui também como suplentes, tenho certeza que iremos fazer um bom trabalho juntos, por Santa Cruz do Capibaribe’’, concluiu Edson Vieira.
Posteriormente foi feita a leitura da portaria que institui os novos conselheiros tutelares, após este momento o prefeito Edson Vieira assinou o referido documento.
Já nos discursos dos conselheiros, Arijaldo Augusto de Siqueira (Ari de Poço Fundo) abriu as falas da noite. Arijaldo que vale ressaltar, é o mais jovem do grupo e também foi o mais bem votado nas eleições realizadas em 2015.
‘’Se inicia hoje mais uma etapa na minha vida, com um grau de responsabilidade muito maior do que as anteriores, estou assumindo o compromisso de defender direitos, direitos das crianças e dos adolescentes. Acredito que enquanto conselho, a nossa missão é poder garantir que as crianças e os adolescentes se tornem adultos sadios, inteligentes e, que no futuro possam contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade’’, falou Arijanldo.
Em seu discurso, Ivanilson Feitosa no Nascimento fez uma reflexão de sua carreia como pessoa pública, ressaltando pontos de desenvolvimento e luta em prol da população, neste quesito o mesmo também relembrou de sua época como vereador por Santa Cruz do Capibaribe.
‘’Hoje tenho convicção, que para ser um conselheiro tutelar é necessário entender sobre direitos humanos, é preciso defender direitos humanos. Pego aqui uma citação bíblica que afirma que devemos dar de graça aquilo que recebemos de graça, por tanto, nos comprometemos a retribuir com uma grande tarefa, juntamente com os companheiros que estão chegando, para podermos fazer um trabalho, e de fato, defender os direitos das crianças e dos adolescentes’’, finalizou o conselheiro reeleito.
Em discurso mais curto, Fabiana Arruda Soares (Fabiana da Creche) agradeceu a oportunidade de poder estar compondo o grupo do Conselho Tutelar, aproveitando também para ressaltar o trabalhando social que já vinha desenvolvendo no município.
‘’Vou fazer o possível para honrar cada voto que recebi, dizer também aos meus colegas que assim como eu estão aqui hoje, que tenham todos boa sorte, estamos juntos para que possamos dar continuidade ao trabalho dos conselheiros que estão saindo, este trabalho que é tão importante na defesa das crianças e dos adolescentes’’, concluiu Fabiana.
Reempossado, o conselheiro Cloves Gonçalves Dias (Tody) também fez o seu discurso, ressaltando as dificuldades da categoria e agradecendo a expressiva votação obtida nas urnas.
‘’Foi muito difícil, concorrido, um grande processo para que pudéssemos chegar e sermos reeleitos. E hoje, se inicia mais uma batalha, uma batalha difícil, temos nas mãos o compromisso de garantirmos os direitos das crianças e adolescentes. Sabemos das dificuldades que passam os conselheiros tutelares não só de Santa Cruz do Capibaribe, mas do país, e para que esses direitos sejam garantidos, precisamos de uma rede de proteção eficiente. Precisamos de uma unificação, para que possamos garantir esses direitos, pois de fato, as crianças e os adolescentes são o futuro de nossa Santa Cruz do Capibaribe’’, disse Cloves.
Encerrando os discursos dos conselheiros eleitos, Fernando Pereira de Souza falou sobre o processo eleitoral e o apoio que recebeu antes da votação.
‘’Criança é presente, não futuro. Se a gente pensar em criança como futuro, iremos deixar para investir no futuro, é preciso pensar em criança como presente e investir no presente. É preciso estarmos presentes na vida das crianças e servir no momento exato. Precisamos também nos preocupar com o outro, pois como conselheiro faço isso, me coloco à disposição da sociedade que almeja alguém que esteja disponível à servir.
Os conselheiros suplentes receberam os certificados, todos discursaram. Nos discursos um chamou a atenção, Laércio Glicério, ex-conselheiro voltou a solicitar a criação de um novo Conselho Tutelar.
Também estiveram presentes vereadores de ambas as bancadas, além de conselheiros de outros municípios da região.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.