“A mando de grupo político”: Moraes acusa Mendonça de pedir para ser incluído no caso Vorcaro




O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa a possibilidade de abertura de uma investigação envolvendo o ministro Alexandre de Moraes foi marcado por um forte bate-boca entre Moraes e André Mendonça nesta terça-feira (15).

Durante a sessão, Moraes afirmou que possui testemunhas que poderiam confirmar que Mendonça teria solicitado, durante uma reunião, que seu próprio nome fosse incluído nas investigações relacionadas ao caso Daniel Vorcaro, ex-banqueiro do Banco Master.

A acusação provocou uma reação imediata de Mendonça, que interrompeu o colega e repetiu, em tom elevado: “Mentira, mentira, mentira.”

Na sequência, o confronto subiu ainda mais de tom. Moraes acusou Mendonça de estar “a serviço de um grupo político que tentou dar um golpe no país”, relacionando a atuação do ministro ao grupo de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro condenado ou investigado no contexto da trama golpista.

Mendonça rebateu diretamente as acusações e afirmou que Moraes estava mentindo. O ministro também contestou a condução das investigações e fez críticas à atuação da Polícia Federal no caso.

O embate aconteceu durante a análise de informações envolvendo mensagens atribuídas a Moraes e o empresário Daniel Vorcaro. O caso provocou uma das mais graves crises internas recentes do STF, colocando ministros da própria Corte em lados opostos.

Moraes sustenta que o relatório produzido a partir das investigações contra ele seria uma “farsa” e teria motivação político-eleitoral. Mendonça, por sua vez, defende a validade das apurações e nega ter agido com finalidade política.

A sessão ainda está em andamento e o STF continua analisando o caso. O episódio expõe publicamente um confronto incomum entre dois ministros da própria Corte justamente enquanto o plenário discute se deve ou não autorizar uma investigação contra um de seus integrantes.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem