Rajadas de vento associadas a nuvem cumulonimbus chamam atenção na Vila do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe


 Um registro feito por moradores chamou atenção pela intensidade dos ventos durante a passagem de um sistema de instabilidade sobre a zona rural de Santa Cruz do Capibaribe. Segundo relatos, as rajadas podem ter alcançado velocidades próximas de 100 km/h, causando apreensão entre quem estava na localidade.

O fenômeno está associado à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, caracterizadas pelo grande desenvolvimento vertical. Esse tipo de nuvem é responsável por eventos meteorológicos mais severos, podendo provocar, além de chuva intensa, ventos fortes e localizados, descargas elétricas e, em alguns casos, queda de granizo.

Embora não seja comum no Agreste, episódios como esse podem ocorrer em períodos de maior instabilidade atmosférica, especialmente quando há combinação de calor intenso e elevada umidade do ar. Nesses cenários, as mudanças no tempo costumam ser rápidas e acompanhadas de fenômenos pontuais, porém intensos.

Nos últimos dias, o interior de Pernambuco tem registrado eventos meteorológicos mais severos, incluindo ventos fortes e chuvas concentradas em curto intervalo de tempo. O episódio reforça a importância de atenção redobrada durante alterações bruscas nas condições climáticas, sobretudo em áreas rurais e abertas, onde os efeitos da ventania tendem a ser mais intensos.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem