A retomada das Sessões Ordinárias marca o início do ano legislativo.
Comprometida com os anseios da população, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe abriu oficialmente, na tarde desta quinta-feira (5), o Ano Legislativo de 2026 no município. A Sessão Ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis, contou com a presença de todos os parlamentares da 17ª Legislatura, do prefeito Helinho Aragão (PSD), do vice-prefeito Flávio Pontes (Republicanos) e de representantes de diversos segmentos da sociedade.
Ao abrir o segundo ano de sua gestão à frente da Casa do Povo, o presidente Augusto Maia (MDB) destacou as conquistas da atual legislatura ainda no primeiro ano de mandato, como o reconhecimento popular pelo trabalho desenvolvido pelos parlamentares, a conquista inédita do Selo Diamante em Transparência Pública e a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo, que resultou na aquisição de uma UTI Móvel totalmente equipada, avaliada em R$ 700 mil.
Para o novo ano legislativo, Augusto Maia pontuou que pretende dar continuidade ao trabalho de discussão ampla e transparente dos projetos que tramitam na Casa, bem como das ações administrativas que serão implantadas ao longo das próximas semanas. Mesmo reconhecendo que 2026 será um ano eleitoral, quando os ânimos tendem a ficar mais acirrados, o presidente afirmou que irá zelar pelo cumprimento do Regimento Interno, pelo respeito mútuo e pela discussão propositiva das matérias apresentadas em plenário.
“Desejo a todos, de modo especial aos colegas vereadores e aos servidores desta Casa de Leis, um excelente ano de trabalho, sempre em prol da melhoria da qualidade de vida de todos os santa-cruzenses”, afirmou o presidente.
Ao relembrar seus dois mandatos como vereador, o prefeito Helinho Aragão frisou que retornava à Câmara com sentimento de gratidão ao povo santa-cruzense e de profundo respeito à representatividade legítima do Poder Legislativo.
“Sempre mantive um diálogo franco com meus colegas vereadores, mesmo integrando uma bancada de oposição, como ocorreu durante meus dois mandatos, e também de respeito ao Poder Executivo. Hoje, como prefeito, vejo este momento como de diálogo, escuta e construção em prol do povo de nossa cidade”, destacou.
Também com passagem pelo Poder Legislativo, o vice-prefeito Flávio Pontes destacou a alegria de retornar à Câmara e enalteceu a independência dos poderes na tramitação dos projetos de lei. Como exemplo, citou as discussões em torno do Projeto de Lei Complementar nº 03/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a atualização do Código Tributário do Município de Santa Cruz do Capibaribe.
“Tanto eu quanto Helinho acreditamos na democracia, no respeito e na independência dos poderes. Entendemos que é preciso ter a humildade de reconhecer a necessidade de rever situações e voltar atrás. Por isso, em respeito aos parlamentares desta Casa e às instituições, pedimos desculpas pela forma como o projeto chegou aqui. Com a retirada do regime de urgência, ampliamos a discussão e reiteramos que jamais apresentaríamos uma matéria para ser votada apenas com os vereadores da nossa base”, frisou o vice-prefeito.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.