![]() |
| Foto: Divulgação |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que regulamenta oficialmente o exercício da profissão de multimídia no Brasil. A norma, já em vigor, reconhece como profissional da área quem atua na criação, produção, edição e gestão de conteúdos digitais, desde desenvolvimento de sites e games até gestão de redes sociais.
A medida permite que esses profissionais sejam formalmente contratados por empresas públicas e privadas, agências e emissoras. A lei é vista como um marco para a creator economy (economia dos criadores de conteúdo), conferindo segurança jurídica a um mercado que antes operava predominantemente na informalidade.
No entanto, a regulamentação enfrenta críticas de entidades como a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que teme que a nova lei promova o acúmulo de funções e enfraqueça as categorias tradicionais, como jornalistas e radialistas, ao ampliar o leque de atividades que podem ser exercidas pelos profissionais de multimídia. O debate sobre os limites e impactos da medida deve seguir no setor.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.