Haddad e Lewandowski sinalizam desejo de deixar ministérios ainda em janeiro

Foto: Divulgação

O retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Brasília deve acelerar mudanças na Esplanada dos Ministérios. Nos bastidores do Planalto, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já manifestaram a intenção de deixar seus cargos ainda neste início de ano, conforme fontes do governo.

Lewandowski comunicou a Lula no fim de 2025 seu desejo de antecipar a saída do Ministério da Justiça, preferencialmente ainda nesta primeira semana de janeiro. Parte de sua equipe defende que ele permaneça até o avanço da PEC da Segurança Pública no Congresso, mas interlocutores do ministro afirmam que ele prefere encerrar sua passagem durante os atos relacionados ao 8 de janeiro. Internamente, críticas recaem sobre o desgaste com temas sensíveis sem sustentação clara do Planalto e dificuldades de articulação parlamentar.

No PT, a possível saída reacende a discussão sobre a divisão do ministério em Justiça e Segurança Pública, visto como uma resposta política à demanda do eleitorado.

No Ministério da Fazenda, Fernando Haddad também já comunicou o desejo de sair, mas sinalizou disposição para permanecer até o fim de fevereiro. A expectativa é que o secretário-executivo Dario Durigan assuma o comando. A equipe econômica já começou a mudar, com a saída de Marcos Barbosa Pinto da Secretaria de Reformas Econômicas, interpretada por aliados como o encerramento da agenda reformista do mandato.

Haddad demonstrou interesse em coordenar a campanha de reeleição de Lula em 2026, mas dirigentes do PT avaliam outras possibilidades, como uma candidatura ao governo de São Paulo ou ao Senado. O presidente Lula ainda não definiu o calendário das mudanças, que devem ser decididas nos próximos dias, reconfigurando politicamente o governo em ano eleitoral.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem