 |
| Foto: Divulgação |
Uma suspeita de fraude que pode chegar a R$ 22 milhões em contratos de aquisição de gêneros alimentícios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) foi alvo da Operação Cátedra, deflagrada na manhã desta quinta-feira (11). A ação foi realizada de forma conjunta pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União.
Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos por cerca de 60 policiais federais em oito municípios: Abreu e Lima, Barreiros, Bezerros, Escada, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão. As ordens judiciais foram expedidas pela 13ª Vara da Justiça Federal.
Conforme a PF, as investigações identificaram vícios nos processos licitatórios, indícios de contrafação de documentos, ligação entre empresas concorrentes e o uso da conta de uma terceira pessoa para repasses financeiros de um fornecedor a servidores da autarquia.
A PF e a CGU ressaltaram que eventuais desvios comprometem recursos destinados à alimentação escolar e às atividades acadêmicas que dependem do fornecimento de alimentos, afetando diretamente o funcionamento institucional.
Ainda segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por frustração ao caráter competitivo da licitação, fraude, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem chegar a 50 anos de reclusão.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.