Performance com figurinos de animais na Green Zone da COP30 gera reação de estranhamento do público

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Durante a programação da COP30, realizada em Belém, uma apresentação artística realizada na Green Zone chamou atenção e gerou ampla repercussão nas redes sociais. O ato consistia em um grupo de performers vestidos com fantasias de animais, que desfilaram e interagiram com o espaço destinado à participação pública do evento.

A Green Zone é a área da conferência aberta à sociedade civil, empresas e instituições, voltada à apresentação de projetos, tecnologias e iniciativas relacionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. Diferentemente da Zona Azul, onde ocorrem as negociações diplomáticas, esse espaço prioriza ações de educação, engajamento e inovação.

A performance pretendia representar a biodiversidade brasileira. Entretanto, a intervenção acabou sendo recebida com estranhamento por parte do público presente. Em vídeos registrados no local, é possível ouvir risadas e comentários de surpresa, especialmente diante da presença de um personagem caracterizado como urso polar, figura que não integra a fauna amazônica.

Apesar de a maioria das fantasias remeter a animais nativos do país, a estética da apresentação foi comparada por alguns observadores a um desfile carnavalesco, o que contribuiu para a percepção de distanciamento entre a proposta artística e o contexto ambiental que se pretendia destacar.

A ação acabou se tornando um dos episódios mais comentados da conferência, ofuscando, em parte, debates e atividades sobre preservação da Amazônia e políticas climáticas que ocorriam simultaneamente no evento.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem