![]() |
| Imagem Ilustrativa |
Os candidatos que não conseguiram realizar um ou ambos os dias de provas do Enem 2025 por motivos previstos em edital, como desastres naturais, problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, poderão solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira (17). O prazo segue até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), haverá apenas uma reaplicação do exame, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. A autarquia reforça que “todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação”.
Como solicitar
Quem tem direito
Serão atendidos os participantes prejudicados por:
-
Desastres naturais que afetem a infraestrutura do local de prova.
-
Problemas logísticos, como falta de energia que inviabilize a aplicação ou erros de execução no procedimento.
-
Doenças infectocontagiosas, entre elas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica, varíola, monkeypox, influenza A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
O edital também garante reaplicação aos candidatos de municípios atingidos por calamidades, como Rio Bonito do Iguaçu (PR), severamente afetado por um tornado ocorrido em 7 de novembro.
Análise e resultado
Cada solicitação será avaliada individualmente pela equipe do Inep. Somente após a aprovação do documento comprobatório o candidato estará autorizado a participar da reaplicação.
O participante fará apenas a prova correspondente ao dia em que sua presença foi impossibilitada.
Datas da reaplicação
-
16 e 17 de dezembro de 2025
A orientação é que os candidatos acompanhem a Página do Participante para todas as atualizações referentes ao processo.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.