![]() |
| Imagem Ilustrativa |
O Bradesco anunciou que encerrará, a partir de dezembro deste ano, o uso de cheques para clientes pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs). A decisão marca o fim de um instrumento tradicional do sistema bancário brasileiro, que perde espaço em meio à digitalização dos serviços financeiros.
De acordo com o banco, a medida não afeta contas empresariais, que continuarão com o serviço disponível. A instituição afirma que a decisão acompanha uma mudança no comportamento dos consumidores, que têm optado por meios de pagamento mais rápidos, seguros e acessíveis, como o Pix, as transferências eletrônicas e os cartões.
“Por comodidade, os clientes podem usar o Pix, que permite transações em tempo real, sem depender de horário ou dia”, destacou o Bradesco em nota.
O uso do cheque no Brasil vem registrando queda acentuada nas últimas décadas. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de cheques compensados caiu 96% desde 1995, passando de 3,3 bilhões para apenas 137 milhões em 2024.
Com o avanço dos meios digitais e a consolidação do Pix como principal forma de transferência no país, o cheque, símbolo de uma era do sistema financeiro nacional, caminha para o encerramento definitivo de seu ciclo entre os clientes pessoas físicas.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.