Governo federal reinclui trecho de Pernambuco na Transnordestina; edital será publicado na sexta-feira

Foto: Divulgação/AGência Brasil

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta quarta-feira (29) que será publicado, na próxima sexta (31), o edital para a reinclusão do trecho que ligará Salgueiro ao Porto de Suape, em Pernambuco, na ferrovia Transnordestina.

Segundo o ministro, o ramal havia sido retirado do projeto durante o governo anterior, mas foi reintegrado por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A boa nova é que o presidente Lula tomou a decisão de não retirar Pernambuco da estratégia do desenvolvimento do Nordeste ferroviário e reincluiu o braço de Pernambuco, que vai de Salgueiro a Suape”, afirmou Renan Filho, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A Transnordestina é considerada um dos principais projetos estruturantes de infraestrutura do país. Com mais de 1,2 mil quilômetros de extensão e custo estimado em R$ 15 bilhões, a ferrovia ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com um ramal até Suape (PE), cruzando 53 municípios.

A expectativa do governo é que o trecho de 580 quilômetros entre o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista (PI) e Iguatu (CE), passando pelo interior de Pernambuco, comece a operar ainda em 2025. “A Transnordestina está voando no Ceará e no Piauí, onde há 5 mil pessoas trabalhando nas obras”, destacou Renan.

O ministro também anunciou a ampliação dos pontos de parada e descanso para caminhoneiros em rodovias federais, com meta de chegar a 50 unidades até o fim do governo. “Já entregamos oito e esperamos chegar a 50 pontos até o final do governo do presidente Lula. São locais seguros para alimentação, banho e descanso, onde o caminhoneiro poderá parar seu caminhão de graça”, concluiu.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem