Cidadão português publica vídeo em que oferece € 500 'por cabeça de brasileiro'

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Português oferece dinheiro por violência contra imigrantes e causa indignação nas redes sociais e entre autoridades

Um vídeo com conteúdo xenofóbico circula nas redes sociais e vem causando indignação em Portugal e entre brasileiros residentes no país. Nele, um homem português oferece 500 euros por cada brasileiro morto, utilizando expressões violentas e depreciativas.

A gravação viralizou rapidamente, gerando manifestações de repúdio. A jornalista Stefani Costa relatou que a repercussão fez com que usuários passassem a denunciar o autor do vídeo, que, por sua vez, reagiu com novos ataques, especialmente dirigidos a mulheres brasileiras, a quem insultou publicamente.

Segundo a ativista Priscila Valadão, que vive em Portugal há dez anos, episódios de racismo e xenofobia não são novidade, mas a incitação direta à violência contra imigrantes causa preocupação inédita.

O Ministério Público português já recebeu denúncias e deve se pronunciar nos próximos dias. O caso também reacende o debate sobre o crescimento da ultradireita no país, em especial de partidos com discurso anti-imigração, como o Chega.

Após a repercussão, a padaria onde o autor do vídeo trabalhava emitiu nota repudiando o conteúdo e informou que ele não integra mais o quadro de funcionários.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem