![]() |
| Foto: Divulgação/Redes Sociais |
O perito digital Jadiel Mestre (@perito.jadielmestre) emitiu um alerta sobre um golpe cada vez mais comum contra empreendedores e comerciantes: o envio de comprovantes falsos de pagamento, especialmente via Pix, acompanhado de arquivos maliciosos que podem comprometer dados pessoais e corporativos.
Segundo Mestre, golpistas encaminham supostos comprovantes por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, simulando formatos conhecidos, como “.pdf” ou “.jpg”. No entanto, alguns arquivos apresentam a extensão “.js” que, ao ser aberta, instala vírus no dispositivo da vítima.
“Esse tipo de arquivo pode permitir que criminosos acessem dados de cartões de crédito, informações bancárias, redes sociais e até realizem sequestro de dados em computadores, exigindo pagamento para liberação”, explicou o perito.
A orientação para evitar o golpe é clara: desconfiar de mensagens ou arquivos enviados por pessoas fora do círculo de confiança, bloquear e denunciar remetentes suspeitos e, antes de abrir qualquer documento, verificar cuidadosamente sua extensão. “Preste atenção no que está clicando para não se tornar mais uma vítima”, reforçou Mestre.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.