![]() |
| Foto: Divulgação/Crea-PE |
Durante dois dias, profissionais, gestores públicos e membros da sociedade civil participarão de palestras e atividades voltadas à formulação de propostas para o desenvolvimento sustentável do município, com ênfase no Polo de Confecções, um dos principais motores econômicos da região.
“Através do Crea Desenvolve, debatemos com os profissionais, os gestores públicos e a sociedade os problemas dos polos econômicos e como podemos ser assertivos para promover investimentos que gerem crescimento, emprego e renda para a população”, destaca o presidente do Crea-PE, engenheiro civil Adriano Lucena.
A programação contempla temas como construção civil, Arranjos Produtivos Locais (APL), gestão de recursos hídricos e desenvolvimento sustentável, com a presença de especialistas de instituições como UFRPE, UFPE e Apac. Ao fim do evento, será redigida uma carta-proposta com diagnósticos e soluções para os principais desafios enfrentados pelo município.
Itinerário do projeto
Realizado entre os meses de agosto e novembro, o projeto passará por dez municípios das cinco regiões de Pernambuco. Nesta edição, serão incluídas as cidades de Garanhuns, Salgueiro, Palmares, Cabo de Santo Agostinho e Goiana, além das que participaram da edição inaugural, em 2021: Carpina, Araripina, Petrolina, Serra Talhada e Santa Cruz do Capibaribe.
A ação é coordenada pelo Crea-PE em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Pernambuco (Abes-PE) e a Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP).
Programação em Santa Cruz do Capibaribe
Dia 08 de agosto – Sexta-feira
-
18h às 19h – Credenciamento e coffee break
-
19h – Abertura: Eng. Civil Adriano Lucena (Presidente do Crea-PE)
-
19h15 – Palestra: Crea Desenvolve, construindo o futuro: raízes para o desenvolvimento regionalPalestrante: Eng. Florestal Nielsen Christianni (Vice-presidente do Confea)
-
20h – Palestra: Propostas para o desenvolvimento sustentável das indústrias da confecção e da construção civil no Agreste de PernambucoPalestrante: Prof. Dr. Alex Souza Moraes (UFRPE)
-
21h – Encerramento
Dia 09 de agosto – Sábado
-
08h15 – Credenciamento
-
09h10 – Palestra: Vocações agropecuárias e florestais (APL): Desafios ao desenvolvimento regionalPalestrante: Prof. Dr. José Geraldo Eugênio de França (UFRPE/UAST)
-
09h10 – Palestra: Desafios da gestão dos recursos hídricos da bacia do Rio Capibaribe e uso sustentável das areias dos aluviõesRepresentante da Apac
-
09h50 – Palestra: Desafios da sustentabilidade na construção civilPalestrante: Eng. Civil José Floro de Arruda Neto (CAA/UFPE)
-
10h30 – Intervalo
-
10h40 – Atividade: Construção de proposições em grupos temáticos
-
12h – Intervalo para almoço
-
13h30 – Continuação das atividades em grupo
-
15h30 – Intervalo
-
16h – Apresentação das proposições pelos grupos
-
17h30 – Encaminhamentos
-
18h – Encerramento

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.