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| Imagem Ilustrativa |
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) anunciou uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para viabilizar um estudo técnico que avaliará a reativação do trecho ferroviário de transporte de passageiros entre Recife e Caruaru. O anúncio foi feito pelo superintendente da autarquia, Danilo Cabral, em entrevista concedida nesta terça-feira (22) ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM.
O estudo, que deverá ser formalizado nas próximas semanas, analisará a possibilidade de aproveitamento da estrutura ferroviária existente ou a necessidade de construção de uma nova via. A extensão estimada do trecho é de 120 quilômetros, e a expectativa é de que o projeto seja apresentado no primeiro trimestre de 2026.
Segundo Danilo Cabral, a proposta está inserida em uma estratégia mais ampla do Governo Federal para requalificar a malha ferroviária brasileira, com ênfase tanto no transporte de cargas quanto de passageiros. “Já tivemos aqui em Pernambuco, como em outros estados do Nordeste, uma malha ferroviária expressiva para transporte de passageiros, que foi sendo desativada ao longo do tempo. Agora, há uma decisão política de retomar esse olhar”, afirmou.
A reativação do trecho entre Recife e Caruaru tem potencial de beneficiar não apenas a mobilidade, como também setores estratégicos da economia, como o polo têxtil e de confecções do Agreste, além de impulsionar o turismo. “É uma ação importante por envolver o polo econômico e melhorar a mobilidade da BR-232”, destacou o superintendente.
Além da proposta pernambucana, a Sudene apoia estudos semelhantes em outros estados do Nordeste, com rotas planejadas como Salvador–Feira de Santana (BA), Fortaleza–Sobral (CE) e São Luís–Itapecuru Mirim (MA).
Transporte de cargas: Salgueiro–Petrolina
Paralelamente ao projeto do trem de passageiros, a Sudene também desenvolve estudo para viabilizar a instalação ou requalificação de um trecho ferroviário de aproximadamente 250 quilômetros entre Salgueiro e Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O foco principal desse projeto é o escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco, especialmente da fruticultura irrigada, conectando a região à Ferrovia Transnordestina.
Segundo Danilo Cabral, essa conexão ampliará a competitividade regional ao facilitar o acesso a portos estratégicos como Suape (PE) e Pecém (CE). “O transporte ferroviário de cargas pode reduzir em até 40% os custos logísticos em comparação com o modal rodoviário. Ao conectar Petrolina a Salgueiro, abrimos caminhos para novos mercados, inclusive internacionais”, afirmou.
O superintendente reforçou ainda que todas as iniciativas seguem um modelo técnico rigoroso, com avaliação de viabilidade econômica, social e ambiental. “Estamos nos associando a quem tem conhecimento técnico, como a UFPE, para garantir que todas as alternativas sejam analisadas com responsabilidade. Trata-se de um modal moderno e amplamente utilizado no mundo inteiro”, concluiu.

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