![]() |
Foto: Divulgação/Agência Brasil |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que pretende lançar, ainda neste mês de junho, três novos programas sociais voltados para a população de baixa renda. As iniciativas incluem uma linha de crédito para motoristas de aplicativo adquirirem motocicletas elétricas, o financiamento para reformas residenciais e a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha.
A declaração foi feita durante participação no podcast Mano a Mano, apresentado pelo músico Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, e divulgado nesta quinta-feira (19).
“Tenho três programas para anunciar. Ainda este mês, vou anunciar um programa de crédito para reforma de casa. Porque, às vezes, você tem sua casinha e não quer uma nova, só quer fazer um quarto, um banheiro novo”, afirmou Lula.
Outro programa mencionado pelo presidente é a criação de uma linha de crédito voltada especificamente para a aquisição de motocicletas elétricas por entregadores de aplicativos. A medida visa oferecer uma alternativa mais econômica e sustentável para esses trabalhadores, que dependem da mobilidade para exercer sua atividade profissional.
Já a terceira medida trata da ampliação do acesso ao gás de cozinha por meio da distribuição gratuita de botijões de 13 quilos para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa vem sendo debatida pelo governo desde 2024, com o objetivo de mitigar os efeitos do alto custo do gás liquefeito de petróleo (GLP).
“Um gás de cozinha sai da Petrobras a R$ 37 e chega às pessoas por R$ 140. Estamos encontrando um meio de fazer com que essas pessoas mais pobres recebam este gás de graça”, destacou o presidente.
Durante a entrevista, Lula também reafirmou a meta de entregar 3 milhões de novas unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida até dezembro de 2026, ao término de seu mandato.
As novas propostas integram o pacote de medidas sociais do governo federal e devem ser detalhadas oficialmente nos próximos dias.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.