Jovem é gravemente ferida no rosto por bomba, na Bahia

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Uma jovem de 21 anos ficou gravemente ferida após ser atingida no rosto por uma espada junina no município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. O caso ocorreu na terça-feira (24), durante os festejos juninos. A vítima foi socorrida inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e, devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

As espadas juninas, apesar de tradicionais em algumas regiões da Bahia, são artefatos perigosos e proibidos por lei, devido ao alto índice de acidentes provocados por seu uso.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), entre os dias 1º e 24 de junho, Cruz das Almas registrou 169 atendimentos por queimaduras, dos quais 10 pacientes foram transferidos para hospitais de maior complexidade. Em todo o estado, 72 pessoas foram atendidas com queimaduras provocadas por fogos de artifício — sendo 53 apenas no HGE, principal unidade de referência em traumas no estado.

O número é ainda mais alarmante quando se observa que 19 dessas vítimas são crianças menores de 12 anos, evidenciando a necessidade de maior fiscalização e conscientização durante os festejos.

Autoridades de saúde alertam para os riscos do manuseio inadequado de fogos de artifício e reforçam o apelo por celebrações seguras, especialmente diante do aumento expressivo de ocorrências durante o período junino.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem