![]() |
Foto: Divulgação |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciaram, nesta semana, um pacote de R$ 825 milhões destinado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os recursos, oriundos do Fundo Amazônia, representam o maior investimento da história da autarquia ambiental e serão aplicados em ações de fiscalização e combate ao desmatamento na Amazônia Legal.
Batizado de FORTFISC, o projeto terá duração de cinco anos e prevê a modernização da infraestrutura operacional do Ibama. Entre os investimentos estão a aquisição de helicópteros, drones, tecnologias de monitoramento remoto com uso de inteligência artificial, além da construção de bases logísticas fixas e móveis na região amazônica.
Durante o anúncio, a ministra Marina Silva destacou que o desmatamento na Amazônia caiu 46% em 2024 em comparação com os índices de 2022. Apesar do avanço, ela frisou a importância da continuidade dos investimentos e da consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável.
Além das ações voltadas à Amazônia, o pacote também contempla medidas estratégicas de conservação em outras regiões do país, como:
-
Criação de novas unidades de conservação nos estados do Espírito Santo e Paraná;
-
Ampliação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa);
-
Lançamento da Estratégia Nacional para os Recifes de Coral (ProCoral);
-
Divulgação do novo Plano Nacional para a Biodiversidade (Epanb).
O governo federal aposta na integração entre tecnologia, fortalecimento institucional e políticas públicas ambientais para enfrentar os desafios da preservação dos biomas brasileiros.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.