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Imagem Ilustrativa |
Apesar dos avanços registrados nos últimos anos, a educação brasileira ainda enfrenta os impactos da pandemia de covid-19 e não conseguiu retomar os patamares de aprendizagem observados em 2019. Além disso, as desigualdades educacionais, já evidentes antes da crise sanitária, foram acentuadas. As conclusões são do estudo Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo movimento Todos Pela Educação.
Com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, o levantamento mostra que o desempenho em matemática e língua portuguesa dos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio permanece abaixo dos índices pré-pandêmicos.
No 5º ano do ensino fundamental, 55,1% dos estudantes alcançaram aprendizagem adequada em língua portuguesa, contra 56,5% em 2019. Em matemática, a proporção caiu de 46,7% para 43,5%. No 9º ano, o índice em língua portuguesa se manteve em 35,9%, enquanto em matemática caiu de 18,4% para 16,5%. Já no ensino médio, 32,4% dos estudantes atingiram o nível adequado em língua portuguesa (ante 33,5% em 2019) e apenas 5,2% em matemática, um recuo em relação aos 6,9% anteriores à pandemia.
O estudo destaca a urgência de políticas públicas focadas na recomposição das aprendizagens e na redução das desigualdades. “Se os desafios já eram grandes antes da pandemia da covid-19, o contexto atual torna ainda mais urgente o fortalecimento de políticas públicas focadas na recomposição das aprendizagens e na redução das desigualdades”, afirma o documento.
As disparidades raciais e socioeconômicas também se agravaram. Em 2023, a diferença no percentual de estudantes do 5º ano com aprendizagem adequada entre brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas aumentou em língua portuguesa e matemática em comparação a 2013. No ensino médio, a diferença em língua portuguesa passou de 11,1 para 14 pontos percentuais no mesmo período.
No âmbito das disciplinas, a situação da matemática é particularmente crítica. Dados divulgados pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) mostram que, no 9º ano do ensino fundamental, apenas 16% dos estudantes atingiram a aprendizagem adequada em matemática em 2023, contra 18% em 2019. No 3º ano do ensino médio, esse índice permanece estagnado em 5% desde 2021.
As desigualdades sociais também ficam evidentes: no 5º ano, entre os estudantes mais ricos, 61% alcançam aprendizagem adequada em língua portuguesa, contra 45% dos mais pobres. Em matemática, a diferença é de 52% para 32%.
A divulgação do estudo ocorreu no Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, data que marca o compromisso global pela educação assumido no Fórum Mundial de Educação de Dakar.
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