Energia solar é a 2ª maior fonte do país, com 22% da matriz elétrica

Imagem Ilustrativa
O Brasil ultrapassou a marca de 55 gigawatts (GW) de potência instalada operacional em energia solar, segundo balanço da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Somente neste ano, 1,6 GW foi adicionado ao sistema elétrico nacional.

A maior parte da geração vem da geração própria, com 37,6 GW instalados em telhados e quintais de cinco milhões de imóveis. O restante, 17,6 GW, corresponde a grandes usinas solares conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A energia solar já representa 22,2% da matriz elétrica do país, tornando-se a segunda maior fonte de geração. Desde 2012, o setor fotovoltaico gerou mais de 1,6 milhão de empregos verdes, atraiu R$ 251,1 bilhões em investimentos e contribuiu com R$ 78 bilhões em arrecadação para os cofres públicos.

Além do impacto econômico, a energia solar evitou a emissão de 66,6 milhões de toneladas de gás carbônico (CO²), fortalecendo seu papel na sustentabilidade ambiental.

A geração própria de energia solar está presente em mais de 5,5 mil municípios. Os estados com maior número de imóveis abastecidos por essa tecnologia são:

  • Minas Gerais – 900 mil imóveis
  • São Paulo – 756 mil imóveis
  • Rio Grande do Sul – 468 mil imóveis

Apesar do crescimento acelerado, a Absolar aponta desafios como cancelamentos de projetos pelas distribuidoras, entraves na conexão de pequenos sistemas e a falta de ressarcimento aos empreendedores pelos cortes de geração renovável.

A entidade defende a aprovação do Projeto de Lei que institui o Programa Renda Básica Energética (Rebe) e atualiza o marco legal da microgeração e minigeração distribuída (Lei 14.300/2022), garantindo mais segurança ao setor.

Com o avanço das políticas e investimentos, a energia solar deve seguir como um dos principais vetores da transição energética no Brasil.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem