Imagem Ilustrativa |
Os números refletem um aumento registrado no mês de dezembro de 2024, quando os casos leves subiram de 57 na primeira semana para 165 na semana do Ano Novo.
A SES orienta que pacientes com sintomas suspeitos, como febre, tosse e dor de garganta, aguardem entre 48 e 72 horas para realizar a testagem em unidades de saúde. Os testes estão disponíveis em unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas e outros locais designados pelos municípios. Em casos positivos, é necessário cumprir isolamento de sete dias, conforme o protocolo de saúde pública.
O clínico geral e infectologista Eduardo Faria, do Hospital Português, destaca a importância do uso de máscaras de boa qualidade, especialmente para pessoas com sintomas respiratórios como tosse e coriza. O uso de máscaras também é recomendado para indivíduos com imunidade reduzida devido ao uso de corticoides ou outros medicamentos imunossupressores.
A SES reforça que as estratégias de imunização são conduzidas pelos municípios, que possuem autonomia para implementar ações de vacinação e garantir o acesso ao imunizante para a população.