.

Governo de Pernambuco proíbe eventos acima de 500 pessoas por conta do coronavírus

Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Em coletiva de imprensa nesta tarde de sábado (14), o governador Paulo Câmara confirma o cancelamento de todos os eventos com mais de 500 pessoas em Pernambuco, em meio a pandemia do coronavírus. Serão mais de 90 eventos cancelados, tanto privados como públicos. Em atualização dos casos, o governador confirmou setes novos casos , com um primeira transmissão local. Por essa razão, os cancelamentos de eventos desse porte foram suspensos. Ainda não há medidas restritivas para eventos contínuos, como aulas nas escolas públicas e privadas e também a circulação de passageiros no transporte público.
"Por conta dessa transmissão local, estamos determinando também a suspensão de eventos de qualquer natureza com público acima de 500 pessoas, isso nesse primeiro momento. Estamos reavaliando a cada momento, a cada hora, se necessário. Já temos uma série de ações e reuniões para o dia de hoje, e amanhã vamos continuar com novas reuniões com instituições como o Poder Judiciário, a Assembléia Legislativa e o Ministério Público", explicou Paulo Câmara. A decisão vale a partir deste domingo (15).
Shows, festivais e peças de teatro são impactados pela medida. Um dos eventos afetado é o espetáculo da Paixão de Cristo, tradicional evento da Semana Santa.
"A gente fica muito triste e lamenta, mas é uma medida necessária que exige, de fato, uma compressão, é um desafio que precisa ser superado. Já existe a previsão de adiamento para o mês de setembro. Deve acontecer, então, próximo ao feriado de 7 de setembro", explica o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. "Os equipamentos estaduais, como museus, não serão impactados com a medida porque não tem fluxo maior que 500 pessoas dentro do estabelecimentos", também informa Rodrigo Novaes.

Além da restrição de eventos em massa, o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, também fez recomendações para idosos e deficientes crônicos em espaços públicos.
"Para esses grupos, estamos recomentando restrições maiores de contato social. Essas pessoas devem evitar viagem, cinema, shopping, shows e locais com aglomeração de pessoas. Havendo transmissão local, cabe as autoridades sanitárias orientar restrições sociais mais intensas para idosos e deficientes crônicos", explica.
Casos confirmados em Pernambuco

Em coletiva, o governador de Pernambuco informou mais cinco casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Ao todo, o Estado possui sete casos da Covid-19 confirmados. São 103 casos notificados, 40 casos descartados, 44 casos em investigação e 12 casos prováveis.

Dos cinco novos casos, quatro são importados e um local. Duas mulheres de 50 e 58 anos e dois homens de 68 e 78 anos, que tem histórico de viagem recente ao exterior. Este último estava no cruzeiro que atracou no Recife na quinta-feira (12). O primeiro caso de transmissão local do vírus no Estado é de uma mulher de 97 anos que permanece em isolamento domiciliar.

Com informações do JC

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso