Destaques Seu prato com gastronomia e nutrição juntas — Entrevista com o Chefe Júlio César

Seu prato com gastronomia e nutrição juntas — Entrevista com o Chefe Júlio César


É de conhecimento de muita gente que a gastronomia é uma arte. Cada prato feito seja em cozinha caseira ou restaurante deve ter a intenção de impressionar quem vai degustar e o sabor marcante. O chefe de cozinha conhece técnicas estudadas desde tempos milenares de preparo dos alimentos e busca encontrar o melhor sabor em todo o preparo. O chefe visa a melhor forma de executar a receita e ter um ganho de sabor em cada ingrediente usado.

Já o nutricionista é um profissional que procura dentro da cozinha e unidades de produção em qual também trabalhamos em conjunto, por meio de ingredientes e planejamento adequado e balanceado, deixar seus pacientes saudáveis. É aí que a nutrição e a gastronomia se complementam. Os conhecimentos clínicos do nutricionista se complementam com os conhecimentos gastronômicos do chefe.

Em nosso artigo desta semana, abordaremos uma breve e interessante entrevista como o gastrônomo Chefe Júlio César sobre o mundo da Gastronomia aliado a boa alimentação. Leiam abaixo e fiquem por dentro do que há de mais atualizado sobre o mundo dos sabores e nutrição em nossa cidade e região.

Nutricionista Helder Viegas: Qual seu nome e formação?

Chefe de cozinha: Júlio César Ferreira, 39 anos, com Curso de Gastronomia pelo Senac, atualmente chefe e proprietário do mais novo restaurante Sugestão do Chefe em Santa Cruz do Capibaribe/PE.

Nutricionista Helder Viegas: Qual a importância do Gastrônomo/chefe hoje em dia em um bom restaurante?

Chefe Júlio César: Se deve ao contexto atual, onde os paladares estão cada vez mais exigentes e diversificados. Que vão do gosto regional, caseiro, vegano, dietas até a alta gastronomia, etc.

Nutricionista Helder Viegas: Qual sua opinião da associação com o Chef de cozinha com o profissional Nutricionista, não só no trabalho na unidade de produção, mas como na elaboração de cardápios alimentares?

Chefe Júlio César: Hoje não dá para desassociar um chef e um nutricionista. É um casamento perfeito, você junta o valor nutricional do alimento ( nutricionista) com o sabor desse alimento devidamente preparado ( chefe de cozinha).

Nutricionista Helder Viegas: Qual sua opinião para os leitores do Blog quanto a boa qualidade e higiene dos alimentos usados na produção seja em casa, seja em um restaurante como o seu?

Chefe Júlio César: A minha opinião os leitores sejam críticos de si mesmo, como do cafezinho servido na barraca da esquina até o mais alto nível de restaurante. Se está sendo feito o manuseio correto dos alimentos. Se na cadeia produtiva não está sendo o feito o manuseio correto, você pode e deve exigir. No meu restaurante eu tenho uma preferência pelo o cliente exigente. É o cliente exigente que vai exigir de mim a refeição que o satisfaça.

Nutricionista Helder Viegas: O que o restaurante Sugestão de Chef pode ofertar de cardápio saudável ao público mais fitness da cidade, mas que não deixa de lado o prazer de comer sem culpa e com qualidade nutricional?

Chefe Júlio César: Temos como prioridade: o manuseio correto de higienização e o sabor. Sou um exemplo de que, com uma orientação correta de um profissional de nutrição se pode comer de tudo. Como de tudo e mantendo a alimentação e quantidade de forma equilibrada. O restaurante Sugestão do Chefe tem, opções deliciosas de saladas até um risoto de limão siciliano. Pratos leves e até veganos.

Nutricionista Helder Viegas: Sua mensagem final aos nossos assíduos leitores:

Chefe Júlio César: Quero ressaltar uma coisa: sejam exigentes em manuseio correto e valorize o prazer de se comer bem, sentido a textura, desperte os cinco sentidos palatáveis da sua língua, sentindo o sabor de cada alimento. Nós temos que avaliar como e onde estamos comendo. O mundo está cheio de comidas prontas, self-service, fast-foods e etc. Mas a comida boa, saborosa, saudável, que conserve os nutrientes dos alimentos é aquela feita na hora. Sejam exigentes!

Esperamos que tenham gostado da entrevista, e vamos visitar conhecer o restaurante Sabor do Chefe, empresa inovadora e de sabores realmente marcantes na cozinha regional e com frutos do mar. Em breve mais novidades e mais artigos para o blog mais completo da região! Fiquem ligados, dúvidas e sugestões entrem em contato com o Blog ou nosso instagram. Até o próximo post.

Dr. Helder Viegas – Nutricionista CRN6 10289

Especialista em Nutrição Clínica – Sanitarista (UPE)

Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva

Instagram: @NutricionistaHelderViegas

Bruno Muniz 06 jul 2019 - 20:59m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)

Novo Atacarejo (Grande)
Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
RC Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Moura & Lima (Grande)