Destaques Superpopulação – Aumento de cães e gatos em vias públicas de Santa Cruz do Capibaribe preocupa

Superpopulação – Aumento de cães e gatos em vias públicas de Santa Cruz do Capibaribe preocupa


Registro feito nesta quinta-feira (23) na avenida do Cabana Club, bairro São Miguel – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)

Quem circula pelas ruas de Santa Cruz do Capibaribe certamente já deve ter reparado no aumento populacional de cães e gatos. Os animais, em sua grande maioria abandonados, estão cada vez mais se multiplicando devido a falta de castração, indispensável para conter este avanço.

Além do problema de saúde pública, muitos animais encontram-se com patologias e sofrem com os maus-tratos vivenciados nas ruas. Na cidade existe uma ONG responsável por abrigar animais de rua e organizar doações, porém faltam recursos e espaço para abrigar tantos animais. Como funciona a castração

Donos de instintos fortes, cães e gatos podem apresentar comportamentos bastante intensos em função de suas próprias naturezas, e enquanto alguns ainda evitam a castração por acreditarem que o processo possa fazer mal aos animais de estimação, ignoram que esse procedimento pode trazer uma série de benefícios para a vida e a saúde deles.

Entre cães e gatos, as fêmeas se destacam com grandes vantagens ao passar pela castração, já que o processo acaba com os riscos da piometra (inflamação grave no útero que pode ser fatal) e de que sofram com uma gravidez psicológica, além de diminuir em até 90% as chances de que desenvolvam o câncer de mama.

No caso dos machos, um dos maiores benefícios da castração é a diminuição do territorialismo e, consequentemente, da agressividade do pet – sem contar que o procedimento também diminui muito os riscos de que ele desenvolva câncer nos testículos ou na próstata. Mas não é somente a saúde do seu pet que sai ganhando com a castração, já que um grande problema do Brasil nos dias de hoje pode ser amenizado com essa precaução.

Evitando a reprodução de cães e gatos, a castração é fundamental para diminuir o número de animais nas vias públicas, levando em conta o fato de que boa parte dos abandonos nos dias de hoje ocorrem em função do nascimento não planejado de filhotes. Como castrar Se você possui um animal de estimação que com frequência sai para rua, é importante que o mesmo seja castrado para que se evite doenças e aumento populacional. Neste sentido, recomendam-se as clínicas veterinárias que em sua grande maioria disponibilizam esse serviço.

Bruno Muniz 23 maio 2019 - 17:36m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
Total (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
APAE (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cetias (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)