.

Sou magrinho(a) e não engordo - Parte II — Por Helder Viegas


Vamos continuar falando sobre a Magreza e trazendo algumas dicas cruciais para você que deseja aumentar o seu peso e nunca consegue sozinho. Não deixe de ler o artigo anterior (SOU MAGRINHO(A) E NÃO ENGORDO! - parte 1) para entender um pouco mais sobre a magreza. E nesta postagem, abordamos algumas orientações nutricionais importantes para este Ganho de Peso, que deve ser gradativo e saudável.

O primeiro passo seria Aumentar o consumo calórico diário, ou seja comer mais do que está se “gastando” diariamente. Mas esta equação não é simples e direta, precisamos analisar um a um dos pontos envolvidos no grau de magreza e aspectos atuais de sua história clínica e de sua alimentação. Só podemos prever esta quantificação calórica,  após avaliação do estado físico nutricional e o devido cálculo para seu correspondente gasto energético diário. No consultório explicamos que a Reeducação alimentar para ganho de peso saudável deve ser de gradativa e paciente, planejada; e claro o aumento calórico de mais alimentos deve vir durante o dia de forma fracionada e adaptativa, com muito sabor e prazer em comer bem!

Se sua meta for ganhar peso saudável, consuma alimentos mais calóricos, PORÉM NÃO MENOS SAUDÁVEIS, ou seja, há alimentos mais calóricos e também saudáveis em todos os grupos, que detém percentual de vários nutrientes e fonte de boas gorduras. Como exemplo destes, citamos frutas como o Açaí, abacate, os diversos grupos como legumes e tubérculos como batatas, macaxeira, inhame, grãos integrais e outros, as gorduras boas como o bom óleo de azeite de oliva, oleaginozas, os bons alimentos “adocicados” como o mel de abelha, o melaço e tantos outros. O grupo das proteínas sempre é essencial em quaisquer plano alimentar saudável: carnes de boa procedência, ovos e omeletes, peixes, leite de boa qualidade e derivados.
Imagem meramente ilustrativa
Além do aumento calórico na balanceada alimentação diária e fracionada, é a ATIVIDADE FÍSICA regular que auxiliará no devido ganho de peso/massa muscular. Tal regularidade é importantíssima interferindo de forma benéfica com o relativo aumento do apetite, tendo em vista o gasto energético estar aumentado. Além do mais esta regularidade dos exercícios físicos movimenta todo nosso metabolismo, criando um cenário de saúde e de mais aptidão a vontade de consumir mais e melhor, para quem antes sentia-se fastiado e apático a boa comida! 
Imagem meramente ilustrativa
Como relatado no artigo anterior é necessário levar-se em consideração as características individuais de cada um, sua avaliação física, nutricional e todo histórico clínico e patológico para que o plano alimentar produzido seja o ideal para o ganho de peso DEFINITIVO e GRADATIVO. Sugestões de temas e dúvidas sigam nosso Instagram profissional: @nutricionistahelderviegas, ou as enviem para o mais completo Blog da Região! Até o próximo post com muito mais saúde e Nutrição de verdade. 
Dr. Helder Viegas - Nutricionista CRN6 10289  
Especialista em Nutrição Clínica – Sanitarista (UPE)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva
Instagram: @NutricionistaHelderViegas


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso