Destaques Sou magrinho(a) e não engordo – Parte II — Por Helder Viegas

Sou magrinho(a) e não engordo – Parte II — Por Helder Viegas


Vamos continuar falando sobre a Magreza e trazendo algumas dicas cruciais para você que deseja aumentar o seu peso e nunca consegue sozinho. Não deixe de ler o artigo anterior (SOU MAGRINHO(A) E NÃO ENGORDO! – parte 1) para entender um pouco mais sobre a magreza. E nesta postagem, abordamos algumas orientações nutricionais importantes para este Ganho de Peso, que deve ser gradativo e saudável.

O primeiro passo seria Aumentar o consumo calórico diário, ou seja comer mais do que está se “gastando” diariamente. Mas esta equação não é simples e direta, precisamos analisar um a um dos pontos envolvidos no grau de magreza e aspectos atuais de sua história clínica e de sua alimentação. Só podemos prever esta quantificação calórica,  após avaliação do estado físico nutricional e o devido cálculo para seu correspondente gasto energético diário. No consultório explicamos que a Reeducação alimentar para ganho de peso saudável deve ser de gradativa e paciente, planejada; e claro o aumento calórico de mais alimentos deve vir durante o dia de forma fracionada e adaptativa, com muito sabor e prazer em comer bem!

Se sua meta for ganhar peso saudável, consuma alimentos mais calóricos, PORÉM NÃO MENOS SAUDÁVEIS, ou seja, há alimentos mais calóricos e também saudáveis em todos os grupos, que detém percentual de vários nutrientes e fonte de boas gorduras. Como exemplo destes, citamos frutas como o Açaí, abacate, os diversos grupos como legumes e tubérculos como batatas, macaxeira, inhame, grãos integrais e outros, as gorduras boas como o bom óleo de azeite de oliva, oleaginozas, os bons alimentos “adocicados” como o mel de abelha, o melaço e tantos outros. O grupo das proteínas sempre é essencial em quaisquer plano alimentar saudável: carnes de boa procedência, ovos e omeletes, peixes, leite de boa qualidade e derivados.

Imagem meramente ilustrativa

Além do aumento calórico na balanceada alimentação diária e fracionada, é a ATIVIDADE FÍSICA regular que auxiliará no devido ganho de peso/massa muscular. Tal regularidade é importantíssima interferindo de forma benéfica com o relativo aumento do apetite, tendo em vista o gasto energético estar aumentado. Além do mais esta regularidade dos exercícios físicos movimenta todo nosso metabolismo, criando um cenário de saúde e de mais aptidão a vontade de consumir mais e melhor, para quem antes sentia-se fastiado e apático a boa comida! 

Imagem meramente ilustrativa

Como relatado no artigo anterior é necessário levar-se em consideração as características individuais de cada um, sua avaliação física, nutricional e todo histórico clínico e patológico para que o plano alimentar produzido seja o ideal para o ganho de peso DEFINITIVO e GRADATIVO. Sugestões de temas e dúvidas sigam nosso Instagram profissional: @nutricionistahelderviegas, ou as enviem para o mais completo Blog da Região! Até o próximo post com muito mais saúde e Nutrição de verdade. 

Dr. Helder Viegas – Nutricionista CRN6 10289  

Especialista em Nutrição Clínica – Sanitarista (UPE)

Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva

Instagram: @NutricionistaHelderViegas

Bruno Muniz 26 mar 2019 - 11:40m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
Total (Grande)
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Moda Center (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cetias (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Luciana Mendes (Grande)