.

2019/2020 – Augusto Maia toma posse como presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Aos 23 anos, vereador é um dos mais jovens a assumir direção de câmara municipal em Pernambuco.
Augusto Maia tomou em posse em sessão neste dia 01 de janeiro de 2019 – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Na tarde desta terça-feira (01) aconteceu, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, a cerimônia de empossamento da nova mesa diretora da Casa Dr. José Vieira de Araújo. O ato aberto ao público contou ainda com a presença de vereadores e familiares dos novos integrantes da mesa.

Tomaram posse na ocasião os vereadores Augusto Maia como presidente; Ronaldo Pacas como vice-presidente; Júnior Gomes como primeiro-secretário e Carlinhos da Cohab, como segundo-secretário. A sessão que durou aproximadamente uma hora também foi marcada pelas ausências da bancada situacionista, composta apenas pela presença obrigatória de José Bezerra da Costa (Zé Minhoca – PSDB), ex-presidente.
Novo presidente posa para foto ao lado dos pais – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Da bancada oposicionista estiveram ainda presentes os vereadores Marlos da Cohab, Deomedes Brito, Ernesto Maia e Joab do Oscarzão. Alguns dos parlamentares escolheram discursar no ato, ressaltando sobretudo o pulso firme que a câmara deverá ter contra o prefeito do município, Edson Vieira.
José Augusto Maia faz discurso e destaca expectativas para novos tempos – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Em discurso, os integrantes da mesa diretora destacaram a independência do Poder Legislativo como contraponto ao Poder Executivo da cidade. Vereadores como Júnior Gomes, do PSB, que já ocupou o cargo de presidente, destacou que neste âmbito as fiscalizações devem ser reforçadas. José Augusto Maia foi um dos primeiros a discursar e destacou a importância da Câmara Municipal no exercício dos trabalhos para com o município.
"São muitas coisas que a cidade necessita, e aqui é o palco principal onde essas coisas são decididas. Aqui é a casa do povo. Aqui poderão ser feitas audiências públicas para melhorar a vida dos santa-cruzenses", disse José Augusto Maia, pai do novo presidente.
Em primeiro discurso como presidente, Augusto Maia pediu colaboração dos companheiros de trabalho  – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Augusto Maia fez um discurso voltado para agradecimentos aos votos que o levaram até o posto de presidente, porém já deixou claro alguns aspectos que serão tomados como cruciais em seu mandato, sendo um deles levar para população todas as ações que serão realizadas pela câmara. Para o parlamentar e agora oficialmente presidente, falta informação para que o público assimile os avanços do legislativo.
"As coisas vão acontecendo e a gente tem que se adaptar, esquecer o que passou e olhar daqui pra frente. A gente agora tem uma responsabilidade muito grande aqui na câmara de vereadores como presidente. Como eu sempre falo, eu não vou ter aqui como tomar essa responsabilidade sozinho, eu aqui tenho companheiros. É com esses companheiros que a gente tem que construir esse mandato aqui na casa", destacou Augusto Maia, presidente.
Ronaldo aponta novos destinos para as demandas do Poder Legislativo – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Ronaldo Pacas, vice-presidente, também apontou que a prefeitura do município terá dura tarefa pela frente quando se trata de atividades da gestão. Para o vereador, as exposições de irregularidades não são perseguição por parte dos oposicionistas, mas uma defensoria dos interesses da população.
"Acredito que com essa nova composição nesta casa, todos os trabalhos serão mais transparentes. Em breve a população irá entender o que foi feito até então e como será feito daqui pra frente. Esse é o novo propósito, não é perseguição a quem quer que seja, mas no que diz respeito a fiscalizar e legislar em favor do povo", disse Ronaldo Pacas.
Em tom ameaçador, Carlinhos deixa claro que fiscalizações devem ser intensificadas – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Carlinhos da Cohab fez um discurso duro voltado para gestão municipal e deixou claro que as denúncias contra o poder executivo da cidade devem ser intensificadas agora que a Casa Dr. José Vieira de Araújo conta com ampla maioria de oposicionistas. O parlamentar do PTB mandou um recado claro e direto ao prefeito Edson Vieira reforçando que o mesmo pode esperar por dias piores.
"Essa mesa diretora não vai se omitir em colocar fatos errados que tem na gestão Vieira. Não vamos esconder. Espero que você (Augusto Maia) como presidente coloque para frente, e que esta casa, realmente, faça o seu papel. Porque há muitos anos estava parada, se omitindo em muita coisa. Estaremos de agora em novos tempos. Edson de Souza Vieira, o recado está sendo dado agora, aqui nesta tribuna, você vai 'comer arrochado' aqui", disse Carlinhos.
Para Júnior Gomes, coesão pró-dois mil e vinte já começou – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Ex-presidente da câmara, Júnior Gomes voltou a mesa diretora compondo como primeiro-secretário e também deixou claro que o sentimento atual é de fiscalização da atual gestão. O vereador do PSB ainda evidenciou a aliança entre Diogo Moraes e José Augusto Maia como sendo um instrumento de implantação para uma nova era dos trabalhos legislativos.
"Estava mais do que na hora da gente ter um poder legislativo independente e com uma construção de onze vereadores, com uma construção com a participação do deputado Diogo Moraes, do ex-deputado José Augusto Maia e de pessoas que realmente se preocupam, mostrando o verdadeiro papel de uma câmara de vereadores. Temos muita investigação para fazer, temos muitas fiscalizações para fazer", disse Jr. Gomes.
Se retirou
Ex-presidente não aguardou desenvolvimento dos trabalhos e se retirou do plenário Vereador Ciríaco Ramos – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Em tom emblemático, o vereador Zé Minhoca, hoje ex-presidente, empossou o novo presidente e imediatamente deixou o plenário. O parlamentar que não deu justificativas de sua saída esboçou breves palavras antes do ato de posse em si, não ficando para acompanhar o desenvolvimento do restante da sessão.
Ao final do ato, vereadores concederam entrevistas para a imprensa – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Não compareceram

Outras duas ausências sentidas também foram as dos vereadores Helinho Aragão e Capilé da Palestina. Os parlamentares que integram a base oposicionista vivenciaram momentos conturbados envolvendo o líder oposicionista José Augusto Maia durante a sessão que elegeu Augusto Maia como presidente.


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso