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A perigosa gordura na barriga — Por Helder Viegas


Os últimos números só mostram o quão o Sobrepeso e a Obesidade tem aumentado no Brasil. E a obesidade abdominal é um dos grandes fatores de risco para diversas morbidades patologias associadas. Há dois tipos de gordura abdominal, a subcutânea, que se localiza a frente dos músculos abdominais, e a visceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado. Ambas apresentam riscos a saúde, mas estudos científicos comprovam que a visceral é a mais perigosa. 

A gordura localizada no abdômen é considerada um fator de alto risco para diversas morbidades consequentes e se encontra associada a efeitos deletérios tais como: níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis glicêmicos (pré-diabetes e a Diabetes), aumento da gordura hepática: a famosa gordura no fígado denominada ESTEATOSE HEPÁTICA em vários níveis, prejudicando a formação de hormônios, vitaminas e substâncias que atuam no metabolismo das gorduras, Hipertensão arterial, que é a elevação da pressão arterial e outras patologias, enfim todas exemplos do que esta gordura pode causar no organismo.
Imagem meramente ilustrativa
O acúmulo de gordura visceral é também fator crucial de risco para as cardiopatias, que são as doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o AVC, hoje infelizmente tão comum e recorrente, porque o excesso de gorduras circulantes no organismo promovem o espessamento das artérias, com formação de placas de gordura que podem se desprender e obstruir os vasos.

Um método simples que pode ligar a “luz amarela” de risco para sua saúde é a medida de sua cintura. Meça sua cintura com uma fita métrica e o valor aferido para as mulheres ideal é que não ultrapasse os 88cm, já para os homens é 102cm. Caso ultrapasse estes valores, existe um risco científico comprovado para desenvolvimento dos males relacionados a este tipo de gordura e sua saúde. É indicado ficar alerta e buscar a o devido check up médico com exames bioquímicos e outros exames de imagem, assim como paralelamente profissionais da Nutrição e educação física para redução de tal medida e peso gorduroso corpóreo, por meio de plano alimentar balanceado e exercícios regulares.

Como já escrito em artigo anterior neste Blog, deixo 3 dicas para início de sua reeducação alimentar, para perda desta gordurinha visceral: 
Imagem meramente ilustrativa
1 - Diminua a quantidade de açúcar e alimentos açucarados ingeridos gradativamente;

2 – Evite consumir diariamente e em excesso alimentos gordurosos, como frituras, embutidos e carnes gordurosas;

3 – Substitua o pão e massas em demasia, por alimentos menos calóricos e mais saudáveis como por exemplo as raízes e tubérculos (inhame, cará, e outros)!

O maior trunfo contra esta gordura visceral é a mudança gradativa e definitiva do estilo de vida, visando à perda de peso gorduroso. Com a correta orientação alimentar, sem deixar o prazer de comer, mas com um processo adequado de reeducação alimentar é possível gradativamente chegarmos as metas almejadas de saúde acima de tudo. Sugestões e dúvidas sigam nosso Instagram profissional: @nutricionistahelderviegas, ou as enviem para o endereço oficial do mais completo Blog da Região! Até o próximo post com muito mais saúde e Nutrição de verdade! 

Nutricionista Helder Viegas
Especialista em Nutrição Clínica
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva
Instagram: @NutricionistaHelderViegas


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