Destaques Exposição fotográfica celebra as dez edições da Mostra de Música Leão do Norte

Exposição fotográfica celebra as dez edições da Mostra de Música Leão do Norte


Imagens que retratam a história do projeto estão na apresentação “Fotosonoridades: 10 anos de Musicalidade Pernambucana”, em cartaz na galeria de arte do Sesc Arcoverde

Foto: Assessoria

A cidade de Arcoverde abriga até este sábado (20/10) a 10ª edição da Mostra de Música Leão do Norte, projeto de referência do Sesc em Pernambuco, em parceria com o Departamento Nacional, na área de música. E para comemorar a sua história, está em cartaz à exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana”, na galeria de arte do Sesc Arcoverde. Com entrada gratuita e visitação até dezembro, a exposição apresenta recortes das edições da Mostra, desde a primeira, realizada em 2009. Nela, o público visualiza os muitos artistas pernambucanos e nacionais que participaram do projeto e que contribuíram para o seu sucesso.

Na entrada, os visitantes conhecem um pouco da história da Mostra através de um texto da professora de música do Sesc Pernambuco e coordenadora do projeto, Sônia Guimarães, em que ela diz que a Mostra “abriu espaço, reuniu sonoridades e registrou a presença de um Pernambuco diverso em sua musicalidade […], buscando estabelecer um elo mais sensível e atento entre os músicos e os públicos que passaram por essa experiência, constituindo assim, camadas sonoras de intimidade e fruição, de criticidade e valorização, de pertencimentos, descobertas e provocações reflexivas”.

Em seguida, três painéis descrevem as principais atividades da Mostra: os portfólios, atividade que tem os músicos participantes como estrelas, em que estimulam o olhar e o compartilhar de suas criações, perspectivas, escolhas profissionais e artísticas; os seminários, onde acontecem debates e reflexões sobre os aspectos da música com a presença de especialistas e do público; e as oficinas, que estimulam a troca de experiências e a criação. Logo após, há uma cronologia das dez edições em um mapa de Pernambuco, onde estão destacadas as cidades que abrigaram o projeto, começando no Recife e passando por Petrolina, Triunfo, Garanhuns, Caruaru e Arcoverde.

Paralela à exposição, os visitantes podem apreciar a mostra “Sonoras Tradições”, em que a musicalidade de grupos de tradição de Pernambuco com raízes afro-brasileiras, indígenas e a cultura crioula são as estrelas. Através de vídeos e um painel fotográfico, são contadas as histórias culturais do grupo de aboiadores Bindó de Bodocó e da dupla Laninho e Santana; da comunidade indígena Kapinawa de Buíque; do Caboclinho Canindé de Camaragibe, do Maracatu Encanto de Alegria do Recife; de Louro do Pífano de Surubim; e do Reisado dos Vieiras de Carnaíba.

A exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana” é uma idealização de Sônia Guimarães e apresenta ao público o registro dos fotógrafos: Andreza Tavares, Erico Renan, Eric Gomes, Maker Midia, Regina Lima, Renata Pires e Rubens Henrique. A concepção expográfica é de Valkíria Dias e Gustavo Albuquerque, montagem de Valkíria Dias e Uziel Pereira, sinalização da Uzisign, iluminação de Adriano Ventura, Anthony Ribeiro e Emanoel Gonçalves e produção local de Miro Carvalho.

Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana”

Data: até dezembro de 2018

Local: Galeria de Arte do Sesc Arcoverde – Avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro

Entrada gratuita

Informações: (87) 3821-0864

Jefferson Elias 19 out 2018 - 21:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)

Moda Center (Grande)
Sistemax (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cetias (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
APAE (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Moura & Lima (Grande)