.

Aos inscritos – Como proceder em caso de suspensão de concurso público

Empresa ADM & TEC confirmou suspensão do concurso.
Imagem meramente ilustrativas
Com o país passando por um período de instabilidade, muitos brasileiros encontram no projeto de vida “concurseiro” uma alternativa para driblar o desemprego ou mesmo para ter uma estabilidade profissional garantida a longo prazo. Mas, e quando o concurso que você tem esperado há tanto tempo acaba sendo suspenso? Saiba como proceder.

É necessário tomar algumas decisões, mas, é importante frisar que essa situação não é exatamente comum. Só que a dinâmica dos concursos públicos pode ser realmente imprevisível. Então, se você aderiu a esse projeto como uma opção para melhorar a sua situação é necessário manter a tranquilidade e procurar por alternativas produtivas toda vez que as informações não foram aquelas que você estava esperando.

Se você estava estudando para um tipo de concurso, como é sempre indicado fazer, os problemas causados pela suspensão da prova são, normalmente, menos impactantes e com uma absorção mais tranqüila. Pois, você está se preparando para uma área de concursos e não está limitado a apenas um exame. Sendo assim, se um deles for adiado, todos os demais vão ficar como possibilidades para a realização do seu sonho.

A sua ação será somente checar, caso as informações sejam de suspensão sem data prevista para retorno das ações e se você já estava estudando alguma disciplina especifica da prova. Desta maneira, essa matéria precisa ser esquecida temporariamente, ou seja, até que as notícias sobre aquele certo concurso voltem a aparecer na mídia com mais clareza.

Concurso suspenso pela justiça

Em casos em que o concurso é suspenso por algum órgão do meio jurídico, a melhor decisão é ter cautela e aguardar para que o impasse seja melhor esclarecido. Em alguns casos, por exemplo, a empresa responsável por realizar a seleção pública apresenta um ou outra inconsistência e se adequando com as mesmas ela poderá novamente estar apta a realizar o seu cronograma inicial.

Quando um órgão especifico suspende um concurso, como ocorreu no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, o mais recomendável é que o candidato inscrito para realizar a prova espere o desenrolar da justiça pelo menos no prazo de uma semana até buscar meios de reclamações formais ou departamentos jurídicos para resolução. Isso pois a empresa pode conseguir liminar ou até mesmo um mandado de garantia para que o concurso seja realizado. Vale ainda destacar que neste primeiro momento a própria empresa responsável pelo concurso oferece poucas informações e atua sob um limitado cronograma de atendimento e esclarecimento de dúvidas.

No caso da ADM & TEC - Instituto de Administração e Tecnologia, empresa responsável pelo concurso de Santa Cruz, o TCE suspendeu a aplicação das provas por mais de um motivo. Um dos motivos aponta que a empresa foi contratada para realizar o concurso com dispensa de licitação, o que não é recomendado para esse tipo de mobilização. Ou seja, em tese o órgão abriu uma Auditoria Especial para que sejam apresentados os relatórios justificativos expondo como a empresa foi contratada para realizar o concurso.

Um outro ponto exposto inconsistente apresentado na decisão de suspensão é que a empresa ADM & TEC mesmo realizando concursos de grande porte, possui apenas dois (02) empregados cadastrados nos sistemas RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Valor da inscrição

Também é cedo para falar de reembolso ou remanejamento do valor pago para a inscrição em um possível novo concurso. Apesar da decisão que visa manter o concurso suspeito, a empresa ainda poderá recorrer apresentando novas provas de sua capacidade técnica para realizar o concurso. Dentre as diretrizes, a que mais compromete a realização do concurso de maneira legal em outra oportunidade é a dispensa de licitação.

Toda e qualquer movimentação após a decisão de manutenção da suspensão do concurso será amplamente divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também por outros meios de imprensa. A empresa ADM & TEC já confirmou a suspensão do concurso e disse que espera que o mesmo seja realizado em outra oportunidade.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso