| Víctor Silva (Agreg Imagem) |
Essa semana de conscientização, instituída no mês de abril deste ano, teve várias atividades, dentre elas algumas palestras. Tais empenhos têm o objetivo de informar os profissionais de saúde e a população para que compreendam de fato o que é a microcefalia e saibam qyuais os desafios da doença no país, incluindo Santa Cruz do Capibaribe que possui dezenas de casos.
O psicólogo Jeysiel Marcos avaliou a importância dessa semana nas diversas situações a que são os pais e as crianças tem de enfrentar.
| Foto: Víctor Silva (Agreg Imagem) |
"A Semana de Conscientização da Microcefalia é importante para nossa comunidade porque não deixa cair no esquecimento os sofrimentos e batalhas diárisa de tantas famílias que cuidam destas crianças", enfatizou Marcos.
| Foto: Víctor Silva (Agreg Imagem) |
Sobre os impactos positivos na sociedade e visão de futuro, ele é bem otimista.
"Nosso município está se preparando para sair na frente no que diz respeito às políticas públicas de saúde, uma vez que não ficará só na semana de conscientização, mas irá se tornar realidade todos os dias o espaço de tratamento especializado estas crianças e famílias. Eles não irão precisar se deslocar para outras cidades para fazer o tratamento, bem como, os cursos de profissionalização para as mães dessas que crianças que serão incentivadas e capacitadas para trabalharem em casa enquanto cuidam de seus bebês", pontuou o psicologo.
A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro da criança são menores que o normal para a sua idade, ocasionando retardos e possíveis complicações no desenvolvimento cognitivo, já que os ossos se unem antes do tempo e o cérebro não se desenvolve corretamente. Apesar disso, tratamentos ajudam na qualidade de vida dos doentes.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.