Escola Professora Ivone Gonçalves de Araújo completa 60 anos
| Aos 60, antigo Cenecista ainda possuí lembranças recentes na memória de muitos ex-alunos - Foto: Bruno Muniz |
Essa semana a Escola Professora Ivone Gonçalves de Araujo, situada no Centro de Santa Cruz do Capibaribe, completou 60 anos de existência. Porém, nem sempre a instituição de ensino foi conhecida por este nome. Anteriormente, a escola que foi sempre uma das principais referências educacionais da 'Capital da Sulanca' era nomeada de Colégio Cenecista Padre José Aragão Araújo, o popular 'Ginásio Municipal'.
Pelo Cenecista passaram grandes personalidades que hoje integram a sociedade de Santa Cruz e também da região, entre professores, médicos, empresários e políticos. Nos seus muitos anos de histórias, o Cenecista marcou a vida de muitos estudantes, formou gerações, construiu cidadãos. Hoje, apesar da mudança de nome, o antigo colégio permanece na lembrança dos seus ex-alunos, sempre com um sentimento nostálgico.
Difícil conhecer alguma personalidade santacruzense que não tenha estudado no tradicional colégio, que não tenha sempre uma história para contar, é caso dos hoje vereadores Afrânio Marques (Professor Afrânio - PDT) e Klemerson Ferreira (Pipoca - PSDB). Os parlamentares que hoje atuam na Câmara Municipal de Vereadores visitaram a escola na última sexta-feira (18), e relembraram momentos de épocas distintas vividos na instituição educacional.
Na oportunidade, os vereadores também fizeram uma vistoria no local para tomar conhecimento de algumas necessidades, já que pelo seu longo tempo servindo a população, a escola apresenta problemas em sua estrutura.
| Educadores acompanharam vereadores em uma visita por todos os setores da escola - Foto: Bruno Muniz |
A gruta
A gruta que também abriga uma capela é um dos pontos mais antigos e conservados da escola, além de ser a única gruta de Santa Cruz do Capibaribe, o local é também um monumento histórico para muitos religiosos.
''Eu sempre vinha aqui subir na gruta, era um desafio para toda juventude da época, é nos subíamos pelo simples fato de poder chegar até lá em cima'', relembra Afrânio.
| Atualmente a gruta necessita de alguns reparos, afirma o administrador do local - Foto: Bruno Muniz |
Atualmente estuda-se a possibilidade da realização de missas oficiais no local, a ideia é movimenta-lo e levar de volta o público para o convívio da escola, mesmo que não sejam mais alunos da mesma.
Fé
| Capela que fica no interior da gruta abriga monumento católicos há anos, fato que formou a identidade do local - Foto: Bruno Muniz |
A devoção e consolidação de momentos celebres para o antigo Ginásio Municipal permanecem impressos até hoje na gruta. Histórias contadas pelos ex-alunos mostram que a relação entre a escola e o público ia além de apenas uma interatividade educacional, envolvia também o sobrenatural através do poder da fé.
| 'Pegada' da criança continua até hoje na parte frontal da gruta - Foto: Bruno Muniz |
Conta-se que, há muitos anos, uma mulher por nome de Ester Vieira de Araújo teve uma filha, meses depois a criança por nome de Bernadete de Lourdes Feitosa Gomes apresentou problemas de saúde e foi desenganada pelos médicos, ficando então excluída ao direito de andar.
Diante da situação, a mãe da menor teria feito uma promessa no local, consagrando a sua filha a Nossa Senhora de Lourdes, imagem que permanece até hoje no interior da gruta. Na ocasião a mesma prometeu que se a criança conseguisse andar marcaria a impressão do pé da mesma na fachada da gruta, assim aconteceu e assim foi feito, alegam testemunhas.
Atualmente Bernadete tem 53 anos, e Ester Vieira, a mãe devota, 93.
Atualmente Bernadete tem 53 anos, e Ester Vieira, a mãe devota, 93.
Homenagem
Ainda na última sexta-feira, a escola foi homenageada por toda a Câmara de Vereadores, onde recebeu uma placa monumental pelos seus 60 anos.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.