"Cheguei a escrever 5 redações por semana'', conta estudante santa-cruzense aprovada em Medicina

Vivianne tirou 980 pontos na Redação do ENEM
Foto: Arquivo Pessoal (Facebook)
"Cheguei a escrever 5 redações por semana. Pesquisava por temas diversos todos os dias, sempre lia jornais online como O Globo e o Folha de São Paulo, também acompanhava o noticiário, as revistas de atualidades e o Guia do Estudante. Aprendi os critérios avaliativos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sempre levando em consideração a importância das informações interdisciplinares."
Fã de 'Grey's Anatomy', Vivianne Carolayne, santa-cruzense de 18 anos, obteve 980 na nota da redação e foi aprovada para cursar Medicina na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A ex-aluna do EREM Luiz Alves da Silva e do Intensivo Biosfera (Santa Cruz do Capibaribe) destaca o intercâmbio ao Canadá como experiência escolar que surtiu efeito positivo em seus estudos. Com hobbies como montar quebra cabeça, palavras cruzadas e assistir séries, a estudante destaca ainda o gosto pela leitura.
"Gosto muito de ler, já li diversos livros". relembra.
Vivianne conta que, em 2015, este hábito também foi direcionado ao foco no Enem, optando pela leitura de obras mais clássicas, como O cortiço, Capitães da areia, Memórias de um Sargento de Milícias, Esaú e Jacó, Clara dos Anjos, O Alienista e Dom Casmurro.

A nota da redação, com base na tabela de pesos da instituição escolhida pela futura médica, sendo a nota mais alta que ela obteve entre as cinco provas do Exame, resultou em 20% da sua média geral.
"Ao concluir o curso poderei cuidar dos outros, fazendo com que se sintam bem diante das enfermidades da vida. Além do mais, poderei ajudá-los a preservar o que há de mais precioso: sua existência", afirma.
Tendo compreendido as competências da redação do Enem por meio das aulas de redação do Biosfera, com professora do Intensivo Redação 1000, entre as dicas apresentadas por Vivianne para quem pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano e espera uma boa nota na redação, estão: prática; controle do tempo da produção da redação; leitura frequente; atenção às orientações do professor de redação e compreensão dos critérios avaliativos da redação, além de tornar costumeira a leitura de vários temas extras.

Segundo a estudante, outra questão de extrema importância é a apresentação de informações interdisciplinares na redação, visto ser uma forma de fazer uma reflexão sobre o mundo que nos cerca, mostrando para o corretor que o participante tem uma cosmovisão (weltanschauung) que ultrapassa as fronteiras do senso comum.

Com informações do Intensivo Redação


Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem