Controlar as contas em períodos difíceis


Quem presta serviços, tem seu próprio comercio vem sentindo a diminuição da renda. Mas como controlar as contas nessa situação?

Coloque tudo no papel, ganhos e gastos e veja quais gastos podem ser cortados, renegociados e diminuídos. Evite os impulsos psicológicos com compras desnecessárias, existe toda uma promoção estimulando o consumo, evite centros comercias e questione-se se pode esperar mais um pouco a compra. Vale adiar uma viajem, uma saída de final de semana, a troca de carro e quem sabe trocar uma divida mais cara por uma mais barata, coisa difícil hoje em dia já que os juros estão mais altos.

Nada de contrair dividas, só em casos de extremas necessidades. Cuidado com erros bem comuns, pessoas que investem mal esperando obter retorno e ao mesmo tempo financiam algo, geralmente se recebe bem menos do que se paga, exemplo, ter uma poupança e financiar um carro.

Ótima hora para quem estar desempregado se qualificar mais, procurar novos curso e especializações, tendo tempo mais vago invista em você. Tem muitos cursos gratuitos presencial e pela internet que só vem a agregar e claro procurar emprego, tem muitas admissões mesmo na crise, sempre tem setores empregando e abrindo novas vagas fixas e temporárias.

Para quem tem salario fixo, nada muda aparentemente, mas não custa nada avaliar como anda sua empresa, se ela vem demitindo ou não, e se você poderá sofrer uma demissão. Caso positivo, mais cautela no orçamento, faça uma poupança para gastos futuros, seguindo as regras acima citada.

| Por: Rômulo Renan |

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem