.

Transtorno de Personalidade Boderline

Caros amigos,

Vocês já ouviram falar em adolescentes com comportamentos estranhos de se auto mutilar (cortar os braços, barriga e pulsos)? Pois é, pode não ser apenas um ato de rebeldia. Vamos entender melhor estes casos.
O transtorno de personalidade boderline afeta pelo ao menos 2% da população mundial, surge na adolescência e tem sua incidência maior em mulheres. É importante afirmar que antes de ser uma doença, é um transtorno de personalidade, (a personalidade é aquilo que nós somos, nosso jeito de ser).

Sendo assim, as pessoas com este tipo de transtorno se caracterizam com dificuldade de relacionamento, instabilidade de humor, comportamento autodestrutivo, como, por exemplo, cortar os pulsos, sempre motivadas pelo medo da rejeição.

Os indivíduos com este tipo de transtorno não tem identidade definida, não conhecem seus valores e não sabem bem o que querem. Elas constroem relacionamentos intensos, podem amar e odiar uma pessoa em um curto prazo de tempo, basta que esta pessoa não corresponda seus desejos e discordem de suas ideias, razão pela qual acaba afastando os amigos devido a cobrança exagerada que traz como consequência o reforço de sua crença de que “são pessoas rejeitadas”.

Os principais sintomas são: baixa autoestima, oscilação de humor, comportamento auto destrutivo, raiva, tendência ao suicídio, incapacidade de obedecer regras, impulsividade, intolerância a frustração, solidão e medo irreal de ser abandonado.
“Um dos sintomas mais estranhos e também o mais perigosos que caracteriza de fato este tipo de transtorno é a Auto Mutilação. A psicologia analisa este fenômeno entendendo que não é necessariamente uma tendência ao suicídio, mas uma forma de “alívio” ao sentir uma dor física que seja maior que sua dor psíquica.”
As causas que podem desencadear este tipo de transtorno ainda não são bem definidas, porém, tem se percebido na prática clínica que existe uma influência genética associada a vivências traumáticas relacionadas ao ambiente familiar, escolar ou mesmo no trabalho.  O sentimento predominante nesse tipo de pessoa é o vazio e solidão que por sua vez provocam um sofrimento psicológico, porém, existe um detalhe importante, é que raramente manifestam sentimento de culpa ou remorso por parte das pessoas acometidas.

Atenção pais que tem filhos (as) adolescentes, fiquem atentos e os orientem quanto aos perigos deste transtorno, também é importante lembrar que alguns deles podem ter um amigo(a) da escola que está passando por este tipo de problema, sendo assim se faz necessário chegar junto e orientar, pois, muitas vezes estão sofrendo calados e se mutilando sem que ninguém saiba.

O paciente acometido de T. P. Boderline é visto como um caso de urgência! Procure se informar em sua cidade de como viabilizar o tratamento correto o mais rápido possível com bons profissionais. Na maioria dos casos se faz necessário uma consulta psiquiátrica para que haja uma intervenção medicamentosa associado a uma boa psicoterapia.

| Jeysiel Marcos |

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso