| (Foto: Katherine Coutinho/G1) |
Neste ano, vão ser abertas 5.247 vagas no processo seletivo tradicional. Através do Sisu serão 382 vagas, enquanto o Sisutec terá 2.160.
O vestibular 2015 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai oferecer 5.427vagas. A novidade deste ano é a utilização do Sisu e Sisutec para a segunda entrada dos cursos superiores e técnicos subsequentes, com 382 vagas para o Sisu e 2.160 vagas para o Sisutec, tendo como forma de seleção a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Outra novidade é que as provas acontecem em novembro. Os detalhes do ingresso foram divulgados na manhã desta segunda-feira (22).
As vagas serão distribuídas em 21 cidades e 15 campi, além dos polos de Educação à Distância. São seis novos campi, inaugurados em 2014, que também oferecem vagas no processo: Olinda, Igarassu, Paulista, Palmares, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. “Infelizmente só não temos em Abreu e Lima porque não conseguimos um espaço para começar. Os cursos foram definidos a partir de uma pesquisa de mercado que diagnosticou as necessidades dos próximos 20 anos, além de consultas populares”, explica a reitora do IFPE, Cláudia Sansil.
Assim como aconteceu na última seleção, o IFPE vai conceder número ilimitado de inscrições com isenção para os candidatos que cumprirem os pré-requisitos. As pessoas que se encaixarem nas cotas sociais ou vierem de escolas públicas não vão precisar pagar a taxa de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para cursos superiores.
Terão direito à isenção da taxa estudantes vindos de escolas públicas, estudantes vindos de escola particular desde que tenham recebido o benefício de bolsa integral, mulheres inseridas no programa Mulheres Mil e seus dependentes, da Rede Federal de Ensino, moradores da zona rural que se inscreverem em cursos de vocação agrícola, participantes do Proeja, da educação de Jovens e Adultos, e participantes do Proifpe, programa da instituição que visa o acesso e permanência no curso superior e o êxito do estudante no mercado de trabalho.
Das vagas do vestibular, 792 são para o ensino superior, 1.627 para o técnico integrado [ensino médio e técnico juntos], 2.708 para o curso técnico subsequente e 120 para o programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). São 20 cursos de nível superior e 60 de curso técnico.
Assim como no ano passado, do total de vagas, metade delas serão destinadas a estudantes inseridos nas cotas raciais (12,5% das vagas para negros, pardos e índios), ou sociais (estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo vão corresponder a 25% das vagas disponíveis; alunos com pais agricultores terão os outros 12,5% das vagas reservadas). A outra metade das vagas gerais será para a livre concorrência.
“No caso dos polos com vocação agrícola, dentro da livre concorrência, vamos destinar 25% das vagas [12,5% do total] para os moradores de zona rural. O objetivo é fortalecer a vocação local e dar oportunidade aos que moram nas redondezas”, explica a reitora.
Cronograma:
Os alunos que querem pedir isenção devem ficar atentos ao prazo, que é menor neste ano devido à antecipação da prova. Os interessados devem entrar no site do IFPE de quarta-feira (24) até a sexta-feira (26) para imprimir o formulário de solicitação de isenção. De posse dele, o estudante deve comparecer até o campus ou polo em que pretende estudar para entregar toda a documentação exigida no edital para comprovar a inscrição, entre os dias 25 e 27 de setembro.
As inscrições do vestibular vão acontecer entre os dias 1º e 19 de outubro, com pagamento da taxa de inscrição até o dia 20 de outubro. A liberação do cartão de inscrição acontece no dia 4 de novembro, com possibilidade de retificação até o dia 10 de novembro. A prova acontece no dia 23 de novembro e a previsão é de que o listão seja divulgado até dia 15 de dezembro. “Pela primeira vez estamos trazendo o processo para o mês de novembro para evitar de ocorrer choque de datas. Dezembro é um mês muito apertado”, explica a reitora.
Para solucionar quaisquer dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a instituição pelo telefone (81) 2125.1666 ou pelo e-mail cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br.
Prova:
O concurso que vai selecionar alunos para o Ensino Superior consiste em uma prova com 50 questões de múltipla escolha que correspondem a 80% da nota. São 10 quesitos de matemática, 10 de português, 5 de física, 5 de química, 5 de biologia, 5 de língua estrangeira (português ou espanhol), 5 de história e 5 de geografia. A redação vai valer os outros 20% da nota. A prova para todos os cursos superiores é a mesma, exceto o curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, no campi de Belo Jardim, que também conta com prova específica de instrumento.
No nível técnico, são 30 questões, nas mesmas disciplinas cobrados no Ensino Superior, totalizando 80% da nota, enquanto 20% corresponde à redação.
Fonte: G1 PE.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.