Ciclofaixas de Lazer estão previstas para serem implantas a partir do próximo domingo (28) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (22) na Casa da Participação da prefeitura com ciclistas e representantes da sociedade civil, o tema voltou a ser abordado. Ciclistas reivindicam áreas apropriadas para circular com segurança.
Em entrevista ao ABTV 2ª Edição, eles alertam para os perigos que correm ao disputar espaços com veículos, uma vez que alguns fatores têm dificultado a locomoção. “A maior dificuldade que a gente tem se relaciona às vias que não são adequadas para os ciclistas. A gente já tem um grande número de adeptos hoje; se a gente tivesse uma melhor estrutura, esse número seria bem maior”, opina o ciclista Leonardo Correia.
O gosto pelo esporte tem conquistado novos praticantes. Casados há 25 anos, Josenida Florêncio e Marcos Firmo descobriram há três meses uma paixão em comum. “Pedalar é algo maravilhoso. Você esquece trabalho, é uma terapia”, expressa Marcos. “Fizemos novos amigos. Físico e mentalmente isso é uma coisa maravilhosa. Então nos traz um bem-estar muito grande”, complementa Josenilda.
O balconista Jatniel Oliveira há cinco anos trocou o carro pela bicicleta para trabalhar, alternativa que trouxe vários benefícios. “Ganho em tempo para vir para o trabalho, não preciso me preocupar com lugar para estacionar. Eu possuo um veículo, mas prefiro vir de bicicleta”, comenta. No entanto, a também ciclista Dalielma Pontes reclama: “Não somos respeitados pelos carros e pelas motos no trânsito”. Já Vagner Rodrigues reivindica. “Não é uma ciclovia montada, mas fechar uma parte da avenida, aos sábados ou domingo, para pedalarmos".
Rotas das ciclofaixas:
Segundo o arquiteto Swami Lima, da prefeitura, a solução será o fechamento de três vias para ciclismo e outras práticas. "Vamos trabalhar três setores: um infantil e cultural, outro para academias e mais um para esportes radicais. Uma espécie de parque urbano. A parte dos ciclistas está planejada para o dia 28 de setembro e vem com a ciclofaixa de lazer, que funcionará aos domingos, das 8h às 16h, iniciando na Avenida Portugal, descendo pela Marcionilo [Francisco], Agamenon [Magalhães], Manoel de Freitas, depois Rui Barbosa até as imediações da BR-104, na Cagep. Ida e volta dão uma rota total de 10 quilômetros”.
Fonte: G1 PE.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.