![]() |
| Foto: Divulgação |
Medida foi apresentada pelo governo Trump e faz parte de uma nova rodada de pressões comerciais que também atinge outras 59 economias.
O governo Trump propôs nesta terça-feira (2) a aplicação de tarifas adicionais sobre produtos importados do Brasil e de outras 59 economias. A justificativa apresentada é que esses países não teriam adotado medidas consideradas efetivas para proibir a entrada de mercadorias produzidas com trabalho forçado.
De acordo com a proposta, os Estados Unidos consideram essa suposta omissão uma prática “irrazoável”, por entenderem que ela coloca os trabalhadores americanos em desvantagem ao permitir a concorrência com produtos fabricados a custos menores em razão dessas condições de trabalho.
No caso do Brasil, a sobretaxa sugerida é de 12,5%, a mais elevada entre os países citados na lista. Já economias como Canadá, México e os integrantes da União Europeia receberiam uma tarifa adicional de 10%, em razão da existência de legislações relacionadas ao tema.
A proposta surge um dia após o mesmo órgão americano sugerir uma sobretaxa de 25% sobre todas as importações brasileiras, ampliando a pressão comercial sobre o país em duas frentes distintas.
Apesar do anúncio, as medidas ainda não foram oficializadas. Audiências públicas estão previstas para o dia 7 de julho, período em que o Brasil e os demais países afetados poderão apresentar argumentos antes de uma decisão final.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.