Pernambuco registra média de mais de um caso de crueldade animal por dia em 2025

Imagem Ilustrativa

Pernambuco registrou, em média, 1,4 casos de crueldade animal por dia ao longo de 2025. Ao todo, 382 ocorrências de violência contra animais foram contabilizadas no estado no último ano, segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE).

Do total de registros, 72% envolveram cães e gatos. Foram 277 casos de crueldade contra esses animais, número que representa um crescimento de 61,9% em comparação com 2024, quando haviam sido registradas 171 ocorrências dessa natureza.

A legislação brasileira prevê punições severas para crimes de maus-tratos. A Lei de Crimes Ambientais, endurecida pela Lei Sansão em 2020, estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos para casos de violência contra cães e gatos. Para maus-tratos cometidos contra outras espécies, a pena prevista é de detenção de três meses a um ano.

Além da legislação federal, Pernambuco conta com um Código Estadual de Proteção aos Animais, que define normas específicas para a defesa dos animais no estado. O código prevê punições para agressões, falta de higiene, confinamento inadequado e realização de experimentos cruéis, além da aplicação de multas administrativas que podem chegar a R$ 10 mil, possibilitando sanções imediatas aos agressores.

Em decorrência dos crimes de crueldade animal, 59 pessoas foram presas em flagrante em Pernambuco em 2025. O número representa um aumento de 96% em relação a 2024, quando 30 prisões foram registradas.

No recorte específico de maus-tratos contra cães e gatos, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia no último ano. Em 2024, sete prisões haviam sido registradas por esse tipo de crime.

Casos recentes de violência contra animais também ganharam repercussão na imprensa. O mais recente ocorreu na última quarta-feira (5), no município de Afrânio, no Sertão de Pernambuco, onde um cão foi baleado. O caso está sendo investigado pela 216ª Delegacia de Polícia e foi enquadrado como crime de extrema crueldade.

1 Comentários

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

  1. Aqui na cidade nós vemos todos os dias esses jumentinhos sendo mal tratados puxando carroças muito pesadas. É de cortar o coração. Tem que haver punição, isso tem que acabar. A câmara deveria fazer o seu papel e colocar projeto pra acabar com isso. Isso é desumano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem