![]() |
| Foto: Divulgação/Redes Sociais |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira atacar o governo iraniano "com muita força" se manifestantes forem mortos durante a repressão aos protestos que já duram 12 noites consecutivas no país. A declaração foi feita em meio a relatos de invasões e incêndios a sedes do governo no Irã.
Trump afirmou que o governo iraniano foi avisado "com muita ênfase" sobre as consequências de uma repressão violenta. "Se fizerem isso, vão sofrer as consequências", disse ele, referindo-se a uma possível ação militar norte-americana. Os protestos no Irã, impulsionados pelo colapso econômico, intensificaram-se, com relatos de que grupos conseguiram invadir e incendiar delegacias e prédios governamentais em várias províncias.
A situação no país atingiu um novo patamar de tensão, com as ruas descritas como "campos de batalha". Na quarta-feira (7), um apagão nacional de internet foi detectado, numa tentativa do governo de conter a divulgação dos protestos e os gritos de "morte ao ditador". Os Estados Unidos monitoram a situação de perto, conforme declarou Trump.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.