O governo brasileiro autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública na fronteira com a Venezuela, em resposta à instabilidade política no país vizinho após a ação militar dos Estados Unidos que depôs o presidente Nicolás Maduro. A portaria, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, foi publicada nesta quinta-feira (8).
O documento permite que agentes atuem por 90 dias – com possibilidade de prorrogação – em Boa Vista e Pacaraima (RR), cidade que é a principal porta de entrada de venezuelanos no Brasil. A missão da tropa é apoiar os órgãos de segurança locais "na preservação da ordem pública e na garantia da integridade da população".
A Força Nacional é composta por policiais militares, civis, bombeiros e peritos cedidos pelos estados e pelo Distrito Federal, subordinada ao Ministério da Justiça. A medida foi tomada diante das possíveis consequências da operação militar norte-americana no último sábado (3) e do aumento da tensão na região. O ministério não divulgou o número de agentes que serão deslocados para Roraima.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.