Empresa de ônibus do pai da governadora Raquel Lyra opera irregularmente em Pernambuco

Foto: Divulgação

A empresa de ônibus Logo Caruaruense, pertencente ao ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto, pai da atual governadora Raquel Lyra (PSD), opera de forma irregular no estado desde o início da gestão da filha. O governo estadual é o órgão responsável pela fiscalização do setor de transporte intermunicipal.

Um documento interno da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) obtido pela reportagem revela que os 50 ônibus da empresa fazem o transporte intermunicipal sem as vistorias técnicas obrigatórias há pelo menos três anos. Além disso, a empresa apresenta atrasos no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC), exigências fundamentais para garantir a segurança dos passageiros.

De acordo com o relatório técnico da EPTI, a última inspeção da frota foi realizada em 2022, ano da eleição de Raquel Lyra. Desde então, nenhum dos veículos passou pela avaliação técnica anual exigida por lei.

A irregularidade vai além da falta de vistoria. Todos os ônibus da Logo Caruaruense têm mais de 10 anos de uso, idade máxima permitida para operação conforme o Decreto 40.559/2014, que determina o cancelamento do registro de veículos que ultrapassem uma década. A idade média da frota, que deveria ser de até 5 anos, está em cerca de 14,5 anos.

Imagens obtidas pela reportagem mostram veículos em condições precárias, com pneus carecas e cintos de segurança inoperantes. Um vídeo que circulou nas redes sociais registrou um dos ônibus da empresa à beira de uma ribanceira após uma falha mecânica em Bezerros (PE).

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem