Brasil registra recorde de feminicídios em 2025: 1.470 mortes

Imagem Ilustrativa

O Brasil atingiu em 2025 o maior número de feminicídios desde que o crime foi tipificado, em 2015. Foram 1.470 mulheres assassinadas por razões de gênero, uma média de quatro mortes por dia. O dado supera o recorde anterior de 2024 (1.464 casos) e revela um aumento de 316% em dez anos.

Os estados com os maiores números absolutos são:

São Paulo: 233

Minhas Gerais: 139

Rio de Janeiro: 104

No entanto, as maiores taxas proporcionais por 100 mil habitantes se concentram nas regiões Norte e Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso e Acre. Especialistas alertam que o total de 2025 ainda pode aumentar, pois dados de dezembro de São Paulo e de outros três estados ainda não foram totalmente consolidados.

Pacote Antifeminicídio

Como resposta, o governo federal sancionou o "Pacote Antifeminicídio", que tornou o crime autônomo e elevou a pena máxima de 30 para 40 anos de prisão. A nova legislação também endureceu as regras para saídas temporárias e progressão de regime para condenados por violência doméstica, buscando frear um ciclo em que 80% dos feminicídios são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Os dados reforçam a urgência de políticas integradas de prevenção, proteção e responsabilização, além do fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem